FORTALEZA, 01.02.2007 – Os Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri, localizado em Juazeiro do Norte (CE), e Sousa, situado no alto sertão paraibano, realizam em conjunto a quinta edição do programa Rock-Cordel, nos próximos dias 7 (quinta-feira), em Fortaleza, 8 (sexta-feira, no Cariri) e 20 (quarta-feira, Sousa/PB).
Ao todo, a programação gratuita contará com oito shows de bandas cearenses e paraibanas, a saber: Bolacha Preta (14h), Vinila (15h), Dead Leaves (16h), Red Run (17h), October Leaves (18h) e Cárie Profunda (19h), no Centro Cultural BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima quinta-feira, 7; a cantora e compositora Fatinha Gomes, no CCBNB-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, na sexta-feira, 8, às 19h; e a banda Subgrave, no CCBNB-Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (83) 3522.2980), no dia 20 (quarta-feira), às 20h. A programação nas três cidades também abrange a exibição de DVDs musicais e videoclipes.
O objetivo do programa Rock-Cordel é difundir a produção independente de artistas ligados ao movimento alternativo do Rock, através da participação ao vivo de grupos e músicos do gênero, além de lançamentos de livros, CDs, videoclipes e DVDs e debates sobre as mais diversas manifestações da cultura juvenil contemporânea, tendo na música o eixo central. Gratuito ao público, o Rock-Cordel é fruto de uma parceria do Banco do Nordeste com a Associação Cultural Cearense de Rock (ACR).
Conheça a seguir a programação detalhada do programa Rock-Cordel em fevereiro:
CCBNB-FORTALEZA, QUINTA-FEIRA, 7, DE 14H ÀS 20H
14h – Bolacha Preta
Grupo formado por membros das extintas bandas Jumentaparida e Zôia, cuja proposta é resgatar a música brasileira produzida na década de 1970, através de releituras de artistas como Tom Zé, Sergio Sampaio e Os Mutantes. Formação atual: Luís Alberto "Zôo" (vocal), Tiago Tá Ligado (guitarra), Roque Ney Mota (bateria) e Kaliop (baixo).
15h – Vinila
A idéia do nome surgiu em uma aula de química. "O polímero Vinila que dá origem ao vinil...", dizia o professor. A expressão vem ao encontro da proposta da banda, cuja marca registrada são os vinis, mídia utilizada pelos grupos musicais nas décadas de 1970 e 80. Nesse show, a banda traz um repertório de músicas próprias influenciadas pelo hard-rock e o heavy metal. Formação atual: Isabelle (vocal), Osvaldo (guitarra solo/vocal), Bruno (guitarra base/vocal), Marçal (contrabaixo) e João Paulo (bateria).
16h – Dead Leaves
Criada desde 2004, vem participando de eventos alternativos como o 1º Festival SOMA, projetos no antigo Noise 3d, no Hey Ho Rock Bar, além de apresentações em eventos universitários, encontros, calouradas e festivais. Atualmente a banda desfila novo material: o EP "Bullets For My Love" produzido por Igor Miná (guitarrista da banda Telerama). Formação atual: George A. (vocal), João Luiz (guitarra e vocal), Humberto Kelvin (bateria), Lara Viana (baixo) e Ana Clara (guitarra).
17h – Red Run
O começo de tudo foi no ano de 2005, quando Thiago Montana e Andersson Bandini decidem formar uma banda de rock alternativo chamada inicialmente "Redrum", posteriormente "Red Run", influenciada pelo rock inglês e filmes "B". De lá para cá, o grupo já se apresentou em diversos locais e estados do Nordeste, bem como em festivais musicais como Ponto.CE e no estado do Piauí. Formação atual: Thiago Montana (guitarra/vocal), Andersson Bandini (guitarra), Tony Vegas (Baixo) e David Rider (bateria).
18h – October Leaves
October Leaves é compostario se destacando no cenerama),o). (baixo), Rafael (guitarra), Denilson otidiano, a politica , pelo vocalista e guitarrista Gustavo Vidal, como também pela baixista Soraya Rodrigues, além do baterista Ciro Figurero e o guitarrista Odorico Leal. Seguindo o trajeto de todo grupo independente, participou de eventos em universidades, faculdades, bem como de apresentações em bares, como o Noise 3D, e também o I Festival BNB do Rock Cordel. O primeiro disco da banda, Postmodern Bullshit (Mentiras Pós-Modernas), está previsto para vir à luz neste ano. O álbum é composto somente de canções autorais, que refletem a influência de bandas do rock alternativo britânico e americano.
19h – Cárie Profunda
O grupo foi criado em outubro de 2005, com a proposta inicial de interpretar bandas de sucesso no rock nacional como Charlie Brown Jr., Legião Urbana, Raimundos e Cazuza, entre outros. Atualmente desenvolve um trabalho autoral com letras que versam sobre o cotidiano, a política e a violência atual nas grandes cidades. Formação atual: B. Dantas (vocal), Vilmar (baixo), Rafael (guitarra), Denilson (bateria) e Ananias (guitarra solo).
CCBNB-CARIRI, NO DIA 8 (SEXTA-FEIRA), ÀS 19H
19h – Fatinha Gomes: Flô Mariazinha
No show “Flô Mariazinha”, Fatinha Gomes evidencia a produção dos artistas regionais do Cariri, e também apresenta o seu repertório autoral, trazendo à tona o encanto e a poesia que permanecem vivas na região. Um show com muita dança e sutilezas, acompanhado por arranjos de piano, sanfona, percussão e vozes, que promete remeter o público às suas próprias raízes e reafirmar nossa arte como dinâmica, contemporânea e autêntica.
CCBNB-SOUSA, NO DIA 20 (QUARTA-FEIRA), ÀS 20H
20h – Subgrave
Com pouco mais de 12 anos de estrada, a Subgrave tem a constante preocupação de proporcionar diversão e cultura. Em suas composições seguem arranjos e melodias que vão desde o metal progressivo até os trabalhos alternativos. As letras falam sobre questões sociais e acontecimentos do cotidiano, envolvendo sentimento e reflexão ao mesmo tempo. Cadenciando entre o peso e passagens lentas, a banda sofre influências progressivas de bandas como Dream Theater, Kamelot, Riverside e de alternativas como Tool, Silverchair, Anathema e Paradise Lost. Uma apresentação imperdível.
Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.