quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse total da Lua


20/02/2008
Agência FAPESP – O Museu de Astronomia e Ciência Afins (Mast), no Rio de Janeiro, preparou um evento especial para receber os visitantes durante a observação do eclipse total da Lua, que ocorrerá na noite do dia 20 para o dia 21 de fevereiro.

Segundo o Mast, todas as fases do eclipse serão visíveis do Brasil, condição favorável que não ocorrerá nos próximos sete anos. As atividades serão iniciadas às 17h30 e encerradas a 0h30, horário para o qual está previsto o ápice do fenômeno. Não será permitida a entrada após às 22h.
Estão programadas palestra, oficinas e a exibição de vídeos, além da observação de outros astros, como Marte, Saturno e a nebulosa de Órion. A palestra terá o tema “Desvendando os eclipses lunares”, com o físico Inácio Araújo. A oficina “Eclipse em dobradura” explicará o fenômeno por meio de dobras em papéis e a “Construção de relógio estelar” ensinará a descobrir as horas por meio da observação da constelação Cruzeiro do Sul.

A observação nos telescópios dependerá das condições meteorológicas e não ocorrerá com tempo nublado ou chuvoso. Nesse caso, o museu projetará em um telão imagens transmitidas pela internet a partir de pontos do mundo em que o fenômeno estiver visível.

A entrada é franca. O Mast fica na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.
No dia 16 de agosto haverá um outro eclipse lunar visível de boa parte do Brasil, mas o fenômeno será apenas parcial. Dos quatro eclipses que ocorrerão em 2009, nenhum será favorável ao país: três serão apenas penumbrais e, portanto, nada poderá ser observado visualmente. O quarto, apenas parcial, será invisível no Brasil. Apenas em abril de 2015 as condições serão novamente ideais.
Mais informações: http://www.mast.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.