Mais freqüente no verão, a perda aguda de água é um problema grave. Pode levar à morte
Mês de dezembro marca o início oficial do verão, da época de férias e de viagens para o litoral para aproveitar bem o sol e o calor. Curtir a estação mais quente do ano é de fato uma delícia, porém, é preciso uma série de cuidados especiais, principalmente com as crianças.
“O verão exige mais atenção dos pais. A regra de ouro é o bom senso. Fique de olho nas doenças típicas da época. Entre as mais freqüentes estão a desidratação e aquelas decorrentes da exposição excessiva ao sol que, se não tratadas, podem atrapalhar as férias”, alerta dr. José Hugo Lins Pessoa, presidente do Departamento de Pediatria da Associação Paulista de Medicina (APM).
A desidratação ocorre quando há perda aguda de água e de sais minerais do organismo, especialmente nas diarréias e nos vômitos. Esse processo é mais freqüente na criança devido à fragilidade de seu metabolismo hídrico. Em média, o ser humano perde diariamente 2,5 litros de água, seja por urina, fezes ou suor. No verão, essa perda pode aumentar significativamente, pois com as temperaturas altas, a transpiração é mais intensa.
Segundo o dr. José Hugo, no verão, a principal causa de infecção intestinal é a ingestão de alimentos contaminados. Em caso de diarréia ou vômito, as crianças devem ser avaliadas imediatamente pelo pediatra.
“Os sinais de desidratação variam conforme sua intensidade. Sintomas como aumento da sede, irritabilidade, diminuição do volume de urina, perda de elasticidade da pele e olhos fundos precisam ser identificados o mais breve possível. Nos casos mais graves, o quadro pode ter crises de torpor, pressão baixa e ausência de urina”.
Exposição excessiva ao sol
O excesso de exposição ao sol pode provocar queimaduras, desidratação e, em longo prazo, câncer de pele. Seus primeiros sinais são pele avermelhada, bolhas no corpo, febre, calafrios, dor de cabeça e prostração.
Mesmo embaixo do guarda-sol, existe o risco de prejudicar a pele por exposição intensa aos raios solares. Por essa razão, é indispensável proteger a criança também com boné, roupas leves e frescas, óculos escuros e filtro solar.
VERÃO SAUDÁVEL
Dr. José Hugo ensina algumas dicas para se manter hidratado e saudável no verão:
- Preocupe-se sempre em saber a procedência dos alimentos
- Procure ficar em lugares arejados e com sombra
- Evite o sol em excesso, principalmente entre 10h e 16h
- Use roupas leves
- Beba muito líquido
Assessoria de ImprensaAcontece Comunicação e Notícias(11) 3871-2331 / 3873-6083
Vanessa Santilli ou Monica Kulcsaracontececom2@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.