quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Feira de Inovações divulga boas idéias para promoção do desenvolvimento sustentável

De 4 a 19 de março de 2008, terá lugar em várias cidades brasileiras e em Buenos Aires, na Argentina, a 2ª Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária, que consiste em uma série de encontros promovidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) sobre o tema “Desenvolvimento sustentável”. Para a realização desses eventos, a Instituição conta com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (UN/Desa) e o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), responsável por propagar as atividades da ONU perante a mídia, a sociedade civil organizada e as universidades.

Representações oficiais das Nações Unidas estarão presentes à feira, a exemplo do jornalista Giancarlo Summa, Diretor do UNIC Rio, e do Dr. Richard Jordan, que presidiu a 60ª Conferência Anual de Organizações Não-Governamentais do Departamento de Informação Pública (DPI), órgão da ONU ao qual a LBV é associada desde 1994. Ocorrida em setembro de 2007, em Nova York, a conferência discutiu os impactos sociais das mudanças climáticas.

O objetivo da feira de inovações é dar visibilidade a experiências bem-sucedidas, para que possam ser replicadas em outras partes do globo. Para tanto, a programação dos encontros inclui painéis temáticos, apresentações artísticas e amostragem de boas práticas. Tendo em vista que os painéis serão formados por representantes do Poder Público, da iniciativa privada, de organizações da sociedade civil e do meio acadêmico, o foco de cada cidade, escolhido conforme características locais, receberá abordagem intersetorial.

Cada localidade terá sua própria amostragem de casos de sucesso. Assim, ao percorrerem o espaço físico do evento, os participantes conhecerão idéias inovadoras que têm colaborado para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil e na América Latina. Foram selecionadas, ao todo, dezenas de tecnologias sociais, principalmente a partir das respostas à pesquisa nacional feita pela LBV desde janeiro.

É importante que os interessados em participar da feira respondam à referida pesquisa (disponível no site http://www.redesociedadesolidaria.org.br/), pois todas as informações e práticas de sucesso colhidas tanto nos encontros quanto no questionário servirão de subsídio ao relatório que a LBV elaborará e encaminhará ao Conselho Econômico e Social (Ecosoc), em contribuição à Reunião do Alto Segmento (High-Level Segment) desse órgão da ONU, a ocorrer em julho deste ano, na sede das Nações Unidas em Nova York.

A Legião da Boa Vontade também conta com diversos parceiros para a realização dessa segunda edição da Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária, entre eles a Associação Brasileira de Recursos Hídricos, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), a Associação Mineira de Defesa Ambiental, a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), os governos dos Estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a organização Parceiros Voluntários, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Breve histórico
Desde 2004, a Legião da Boa Vontade promove anualmente, com o suporte da ONU, os Encontros da Sociedade Civil Latino-Americana, que reúnem diversos atores sociais para tratar dos temas propostos pelo organismo internacional.

Em 2007, atendendo a uma proposta do Conselho Econômico e Social, a LBV — que conquistou, em 1999, o status consultivo geral nesse órgão, tornando-se a primeira entidade brasileira a obter tal grau de reconhecimento — realizou esses encontros no formato de feira de inovações, que possibilita às organizações compartilhar suas experiências bem-sucedidas de maneira criativa e dinâmica. Na ocasião, a chefe adjunta da Seção de ONGs do UN/Desa, Dra. Michelle Billant-Fedoroff, em missão oficial no Brasil, participou dos eventos em São Paulo/SP, em Brasília/DF e no Rio de Janeiro/RJ.

Calendário de eventos:
Rio de Janeiro/RJ
Data: 4 de março, das 8 às 14 horas
Local: Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV (Av. Dom Hélder Câmara, 3.059, Del Castilho, tel. (21) 2518-0940)
Foco: Conservação dos recursos energéticos, diante das mudanças climáticas

Belo Horizonte/MG
Data: 7 de março, das 13 às 18 horas
Local: Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) (Av. João Pinheiro, 161, Centro, tel. (31) 3494-3232)
Foco: Educação ambiental

Manaus/AM
Data: 10 de março, das 9 às 18 horas
Local: Parque Florestal do Mindu (Av. Perimetral, s/nº, Parque 10 de Novembro, tel. (92) 3215-7930)
Foco: Conservação e manejo florestal

Brasília/DF
Data: 12 de março, das 9 às 18 horas
Local: Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi da LBV) (SGAS 915, lotes 75 e 76, tel. (61) 3245-1070)
Foco: Desafios nacionais à promoção do desenvolvimento sustentável

São Paulo/SP
Data: 14 de março, das 9 às 14 horas
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN) (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, tel. (11) 3225-4500)
Foco: Conservação dos recursos hídricos

Salvador/BA
Data: 17 de março, das 13 às 18 horas
Local: Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat (R. Santa Rita Durão, Ponta de Humaitá, Graça, tel. (71) 3312-0555)
Foco: Resíduos sólidos

Buenos Aires (Argentina)
Data: 18 de março
Foco: Desafios latino-americanos à promoção do desenvolvimento sustentável
Informações: (5411) 4925-5000

Porto Alegre/RS
Data: 19 de março, das 9 às 17 horas
Local: Espaço Cultural de Tradições Gaúchas, da LBV (Av. São Paulo, 722, 1º andar, São Geraldo, tel. (51) 3325-7000)
Foco: Saúde e meio ambiente

Biografia
Richard Jordan
Atuando na ONU há 22 anos, tem representado diversas organizações afiliadas ao DPI e ao Ecosoc, mais notavelmente a Global Education Associates e, atualmente, o International Council for Caring Communities. Foi um dos fundadores do periódico Earth Negotiations Bulletin (ENB), que registra encontros sobre meio ambiente e desenvolvimento em todo o mundo. É presidente do comitê de organizações da Conferência das Organizações Não-Governamentais com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo) — da qual a LBV faz parte — e da Concerned Citizens Speak, rede de entidades da sociedade civil sem fins lucrativos existente há 26 anos. Fora da ONU, foi eleito administrador da Cathedral of St. John the Divine e do National Arts Club, nos Estados Unidos.

Giancarlo Summa
Trabalhou na revista Carta Capital e nas agências de notícias Reuters e Radiobrás, além de ter sido correspondente dos jornais italianos La Stampa e l'Unità. Também atuou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ledilaine Santana
Assessoria de Comunicação da LBV
Lar Alziro Zarur
Rua. Padre Pio, 1353
B. Osvaldo - 3292.0900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.