Até o dia 07 de abril de 2008, pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil poderão inscrever projetos de inovação baseados na redução dos níveis de CO2
Com o tema “Redução dos níveis de CO2 na atmosfera: nosso desafio tecnológico!”, a Altran – empresa líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação – realiza a 11ª edição do prêmio da Fundação Altran. Na edição de 2008, serão premiadas soluções voltadas a minimizar as conseqüências do efeito estufa e do aquecimento global. O valor do prêmio, que é destinado integralmente ao projeto vencedor, chega a um milhão de euros.
O objetivo da Fundação Altran é incentivar idéias inovadoras em busca de soluções práticas e viáveis para os problemas do mundo moderno. “Hoje, o aquecimento global é uma das maiores preocupações mundiais. A única escolha é enfrentar a situação e descobrir a melhor forma para presenvar o equilíbrio ecológico. Por isso, a Fundação Altran decidiu investir neste tema”, conta Patrick Dauga, presidente da Altran no Brasil.
Todos os anos, os projetos inscritos são analisados por um júri internacional, composto por especialistas da Altran, de outras empresas e de instituições ligadas ao tema. O valor do prêmio é convertido em consultoria, incluindo todas as áreas de competência da Altran em pesquisa e inovação, desde o gerenciamento de projetos até o design e industrialização do trabalho vencedor.
Para participar, é necessário inscrever um projeto viável relacionado ao tema “Redução dos níveis de CO2 na atmosfera: nosso desafio tecnológico!”, podendo abranger os mais variados objetivos, como o desenvolvimento de tecnologias alternativas, técnicas de conversão de CO2, uso de energias renováveis, reciclagem, sistemas para captura de CO2, redução de custos para técnicas de oxicombustão, pré e pós-combustão, novas tecnologias para armazenamento de CO2, redução de consumo de energia e de produção de CO2, otimização de processos para eficiência energética e melhoria de desempenho, medição e quantificação de riscos, entre outros.
As inscrições, que poderão ser realizadas até 07 de abril de 2008, são abertas a pesquisadores, profissionais, estudantes e empresas de todo o mundo ligadas às áreas de Energia, Transporte, Construção, Indústria de Transformação, Aeronáutica etc.
Detalhes sobre a Fundação, o concurso e formulários de inscrição estão disponíveis no site http://www.cmacomunicacao.com.br//listen/maxpress_muda.php?rd=51470&ceda=4648461&ml=farolcomunitario@gmail.com. Os brasileiros interessados em participar deverão solicitar orientações pelo email marketing@altran.com.br.
11 anos de Fundação Altran
Há 11 anos, a Fundação Altran tem premiado inovações tecnológicas que colaboram com o benefício da sociedade. Um novo tema é abordado a cada ano, abrangendo categorias variadas que envolvem o know-how Altran nas mais diversas áreas de pesquisa e inovação científica.
2007 - Mending the Human Body Through Technological Innovation
O vencedor foi o francês professor José Sahel, que desenvolveu uma retina artificial. Sahel foi escolhido entre seis finalistas, incluindo o cientista brasileiro Josuê Bruginski de Paula, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que apresentou o protótipo de um esfíncter artificial.
Junto a equipe do Instituto da Visão do Hospital de Quinze-Vingts (Paris), Sahel criou uma retina artificial que recupera parcialmente a visão, permitindo que deficientes visuais e cegos tenham noção de espaço para se moverem em locais fechados e possam ler caracteres grandes. A prótese é introduzida no local da retina original para estimular as células restantes a produzirem as imagens visuais.
Um consórcio multidisciplinar composto por médicos, químicos, biólogos e pacientes foi constituído para produzir e testar os implantes, que serão produzidos a partir de estruturas de diamante e outros materiais biocompatíveis e fotossensíveis.
Os primeiros protótipos serão produzidos já em 2009 e, a partir de 2011, a primeira retina artificial deverá estar disponível no mercado.
Fundada em 1982 na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega mais de 17 mil colaboradores e mantém operações em mais de 20 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Ao todo, a companhia reúne 180 subsidiárias.
Em 2006, o grupo faturou cerca de US$ 2 bilhões. Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synetics, SEGIME.
A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sob o comando de Patrick Dauga, executivo francês com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA. A Altran do Brasil atua em quatro áreas: consultoria em Inovação e Engenharia (Altran Technologies e Altran TCBR); Consultoria em TI (Altran CIS), Conselho Estratégico (Arthur D.Little) e Comunicação (TDA Comunicação).
Alternativa de Comunicação - Tel.: (11) 2272-5752
Ana Cássia Siqueira - ana@alternativadecomunicacao.com.br
Letícia Cardoso – leticia@alternativadecomunicacao.com.br
Fevereiro/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.