segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Natura divulga projetos selecionados no Edital Regional MG 2007 do Natura Musical


Programa de patrocínio à cultura da Natura acaba de selecionar 13 projetos na edição de 2007 do Edital Regional Minas Gerais

A Natura anuncia os projetos contemplados no Edital Regional Minas Gerais 2007 do Natura Musical, programa de patrocínio cultural da empresa. Dentre os 94 projetos inscritos válidos, foram selecionados 13 projetos de diferentes estágios e processos, como: produção, circulação, formação musical e de público.

A gerente de marketing institucional da Natura, Renata Sbardelini, afirma que os projetos contemplados neste edital representam bem o que é o programa Natura Musical. "Valorizar a diversidade cultural e abrir portas para que músicos de todas as correntes e regiões de Minas Gerais possam mostrar suas criações a diferentes públicos e a um número cada vez maior de pessoas", diz Renata.

O valor total de recursos investidos corresponde a R$ 2 milhões, sendo R$ 1,6 milhão provenientes da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e R$ 400 mil em recursos próprios, que serão destinados à viabilização dos projetos contemplados:

· UAKTI - Centro de Formação Musical: O grupo vai implantar um centro de capacitação e reciclagem dos educadores musicais do ensino público e de ONG´s por meio de oficinas com os educadores de onze cidades mineiras (Belo Horizonte, Diamantina, Leopoldina, Uberlândia, Barbacena, Pouso Alegre, Chapada do Norte, Araçuaí, Coronel Murta, Francisco Badaró e Virgem da Lapa). O objetivo é difundir a música produzida pelo grupo UAKTI, que existe há quase trinta anos e há oito vem ministrando oficinas no interior do Estado de Minas Gerais e capitais do país e do mundo.

· Sabará Musical: Continuidade do projeto contemplado no Edital Regional MG 2006 com a realização de sete shows gratuitos de música instrumental contemporânea brasileira no Teatro Municipal de Sabará. Nesta edição, está prevista apresentações de instrumentos de cordas entre abril a outubro, que acontecem uma vez ao mês. No palco, grandes atrações que têm por objetivo incentivar a produção musical local.

· Luthier - arte, ofício e cidadania: Extensão do projeto selecionado no edital passado, com a abertura de 30 novas vagas e a introdução de um novo instrumento, a harpa. Propõe ensinar jovens de baixa renda a construir violões e viola caipira de qualidade, utilizando madeiras de reflorestamento. Estima-se a produção de 10 instrumentos que serão doados para a formação de uma orquestra jovem de viola caipira de Barão dos Cocais e, ainda, prevê a publicação de um livro e um CD.

· BH Choro: Realização de seis apresentações gratuitas de choro em praça pública de Belo Horizonte de diversos artistas mineiros de renome, além de uma oficina de teoria musical. O projeto visa estimular um gênero pouco desenvolvido na capital mineira, porém popular. Levar a cultura de qualidade para a praça pública é uma das formas mais democráticas possíveis de se disseminar a cultura, e essa foi a fórmula adotada pelo projeto.

· Stereoteca: Circulação de quinze apresentações de artistas mineiros em Belo Horizonte a preços populares. Com o objetivo de incentivar, fomentar e divulgar a arte regional, o Stereoteca será estendido para São Paulo e Rio de Janeiro, com duas apresentações em cada cidade, e disponibilizará no rádio e na internet (http://www.webmailer.com.br/click.aspx?id=77629948&extlink=http%3a%2f%2fwww.stereoteca.com.br%2f) algumas apresentações especiais de áudio.

· 2º FAD - Festival de Arte Digital: Continuação do festival sobre produção brasileira e internacional de arte eletrônica, iniciado no ano passado em parceria com o Natura Musical. Este ano, o evento contará com mesas redondas, oficinas e performances musicais e audiovisuais distribuídos em três dias, na cidade de Belo Horizonte.

· Do Oiapoque à Nova York - circulação e oficinas: Shows de divulgação do primeiro CD do rapper Renegado - um dos nomes mais destacados do cenário hip hop mineiro - em nove cidades do interior do Estado de Minas Gerais. O projeto ainda prevê a realização de oficinas sobre produção cultural independente e novas mídias, além da divulgação de todo o material produzido em um site.

· IV Jambolada - Festival de música independente: Continuidade do projeto contemplado no edital passado, a quarta edição do Festival de Música Independente de Uberlândia contará com três dias de shows com diversas bandas a preços populares. Além disso, serão realizadas três mesas redondas abertas ao público, que discutirão o contexto da música independente no país.

· Música no Museu: Realização de 14 apresentações gratuitas, um domingo por mês, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Este projeto dá continuidade à parceria iniciada há três anos com o Natura Musical, antes chamado de Domingo no Museu.

· Marku - 60 anos de vida, 45 de arte: Realização de quatro apresentações do novo show do compositor e percussionista Marku Ribas, em Belo Horizonte, Betim, Uberlândia e Ouro Preto. Além dos shows, serão realizados ao todo oito oficinas, duas em cada cidade, sobre percussão corporal e os desafios da vida de um músico profissional.

· Manutenção da Cia. Burlantins: Circulação do espetáculo Zeropéia - O Show em Belo Horizonte e mais duas cidades mineiras. Voltado para o público infanto-juvenil o texto é de Herbert de Souza, o Betinho, e as músicas originais são de Vander Lee, Chico Amaral, Flávio Henrique entre outros.

· IV Festival Internacional do Violão: Com a realização de três shows em praça pública e dez apresentações no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, este ano a quarta edição do FIV vai propor a criação de um grupo de música de câmara composta por instrumentistas mineiros e a encomenda de quatro peças criadas originalmente para esta formação. Também serão realizadas doze palestras e oficinas. Todas as atividades serão gratuitas.

· Rosas para João - Centenário Guimarães Rosa: Circulação do espetáculo criado pelos músicos Renato Motha e Patrícia Lobato em cinco cidades do Estado de Minas Gerais. Com shows e workshops gratuitos, o projeto é baseado na obra de Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores brasileiros.

O processo de avaliação e escolha dos projetos foi conduzido por uma comissão técnica independente, formada pelas jornalistas Mariana Peixoto, especialista em Cultura do jornal Estado de Minas; Patrícia Palumbo, que há dez anos trabalha na Rádio Eldorado e, atualmente, participa do programa Conversa Afinada, pela TVE Brasil; e o jornalista e produtor musical Pedro Alves Madeira, que produz e apresenta o programa 'MPB de A a Z' pela web rádio 'Pelo Mundo' (http://www.webmailer.com.br/click.aspx?id=77629948&extlink=http%3a%2f%2fwww.pelomundo.com.br%2f).

Para a comissão técnica, com base nos projetos apresentados e cientes da diversidade da música de Minas Gerais, foram priorizados os projetos que pudessem expor as diferentes matizes da produção atual e que abrangessem diferentes regiões do Estado. Além disto, a comissão busca iniciativas que vão além da obra de um só criador, mas que possam lançar luzes em um número maior de artistas.

As propostas selecionadas por esta comissão foram submetidas à análise de executivos da Natura, que fizeram a escolha final dos projetos beneficiados.

Os critérios utilizados para a avaliação dos projetos foram: propostas Inovadoras, por meio de projetos que têm como objetivo principal a viabilização de iniciativas originais, criativas e, preferencialmente, inéditas no cenário cultural brasileiro; Reconhecidas, com projetos de excelência artística amplamente reconhecidos pela crítica especializada; ou Para Toda Gente, com projetos que possam ser apreciados pelo maior número de pessoas, independente de níveis socioeconômicos, escolaridade, idade, sexo e nacionalidade.

O Natura Musical afirma a proposta da empresa em incentivar projetos que atuem nos mais variados níveis e estágios da produção musical, como pesquisa, criação, exibição, circulação, formação de público e documentação. Além disso, o programa tem como objetivo beneficiar as mais diferentes tendências musicais e regiões do país, revelando o trabalho de qualidade da música brasileira contemporânea, em sintonia com os novos caminhos da arte mundial.

Sobre o Natura Musical

O Natura Musical tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, idéias e sonoridades universais. A música que tem raízes na nossa terra ao mesmo tempo em que olha para o mundo.

Desde o lançamento do Natura Musical, em 2005, foram contemplados 91 projetos de diversos gêneros artísticos e estágios de produção musical, atingindo 17 Estados brasileiros de todas as regiões do país e mais de 200 mil pessoas de diferentes idades e classes sociais.

Sobre a Natura

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 567 mil consultoras no Brasil. Nas operações internacionais, a receita bruta aumentou 44,3% e o número de consultoras ultrapassou 60 mil. A empresa opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia e França, onde mantém ainda sua única loja mundial e um centro satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor.

Assessoria de Imprensa Natura Musical
Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Tel./fax: (11) 3258-4780
Luciano Pereira (
pereira@paulomarra.com.br)
Paulo Marra (
marra@paulomarra.com.br)
Site:
www.paulomarra.com.br

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