quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Parque Sauípe promove corrida de aventura

Reserva ecológica da Costa do Sauípe sediará a primeira etapa do Circuito Baiano de Corridas de Aventura

O Parque Sauípe, em parceria com a agência de viagens Grou, realiza no próximo dia 24 a primeira etapa da Paletada Adventure - Circuito Baiano de Corridas de Aventura. Ao todo a corrida terá cerca de seis horas de duração. A competição começará às 8 horas com briefing do trajeto, seguida pela largada, às 10 horas. Durante o circuito, os participantes enfrentarão etapas de corrida, caminhada, ciclismo e técnicas verticais em corda, entre elas rappel e tirolesa.

As inscrições vão até a terça, 19 de fevereiro, e podem ser feitas pelo site www.paletada.com.br.

O valor da taxa, de R$ 75,00, inclui camiseta e mapa com roteiro da prova.

A competição será divida em três categorias: Expedição, com grupos de até quatro pessoas; Aventura, com duplas ou grupos de quatro; e Turismo, somente para duplas. As equipes podem ser mistas ou não. Os melhores colocados em cada categoria receberão troféus e prêmios.

Cada modalidade terá distância e grau de dificuldade distintos. A classe Expedição, por exemplo, terá de 20 a 40 quilômetros de bicicleta; cinco a dez quilômetros de caminhada e corrida; travessia na água e técnicas verticais (como rappel e tirolesa) de até 300m.

Na modalidade Aventura, o trajeto de bicicleta e corrida terá a mesma distância da categoria expedição, porém as demais travessias serão de 150 m. A opção Turismo é a mais amigável: o percurso será menor, de cinco a dez quilômetros de corrida e caminhada, canoagem e técnicas em cordas de até 150 metros.

O desafio acontece em um cenário cercado de verde por todos os lados: o Parque Sauípe é a reserva ecológica da Costa do Sauípe, destino turístico localizado no litoral norte da Bahia. Ele ocupa uma área ocupa uma área do ecossistema de Mata Atlântica de 66 hectares, marcado por belas paisagens e uma topografia que favorece o desafio: no trecho a ser percorrido por bicicleta, por exemplo, o participante encontrará subidas íngremes e rios com trechos secos, "down hills". As caminhadas irão percorrer parte da mata e também travessias em pequenos rios.

Durante a corrida, os acompanhantes dos competidores e os visitantes do empreendimento, que estiverem no parque, podem aproveitar para conhecer o Museu de História Natural, no acervo utensílios de pedra lascada e cerâmicas utilizadas por civilizações que habitaram a região há 3.300 anos. O espaço abriga também um rico acervo de animais e aves empalhados com representações do seu habitat natural; além dos bosques com sucupira, açaí, mangueiras, caju, pupunha, ipês; quatro lagoas e nascentes; dois vales; trechos de restinga e o Projeto Viveiro para produção de espécies nativas.

Além disso, o parque oferece olaria para que os artesões da região possam desenvolver diferentes técnicas e a Casa de Farinha destinada aos trabalhos da comunidade do entorno, onde são produzidos farinha e diversos subprodutos como beijus, bolos, biscoitos e pamonhas.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.paletada.com.br ou por telefone (71) 8802-5115 e E-mail: paletada@paletada.com.br

Serviço:
Paletada Adventure - Etapa Litoral Norte
Data: 24 de fevereiro.
Horário de Briefing: 8 h.
Horário da largada: 10 h.
Local: Costa do Sauípe - Parque Sauípe

Sobre o Parque Sauípe

Localizado na Costa do Sauípe, o Parque Sauípe ocupa uma área do ecossistema de Mata Atlântica de 66 hectares, entrecortado por diversas trilhas. A reserva possui ampla diversidade de animais, além do projeto viveiro para produção de espécies nativas. A reserva concentra, ainda, quatro lagoas e nascentes, dois vales, bosques de sucupira, açaí, mangueiras, caju, pupunha, ipês, entre outros.

O parque conta, também, com acervo de mais de 150 mil imagens de animais silvestres e pesquisas da Cetrel, os visitantes têm à disposição túneis de observação de fauna silvestre, trilhas na mata nativa e o Museu de História Natural. O acervo de Ciências Naturais do museu é composto de centenas de espécies (empalhadas) da fauna brasileira como o tuiuiú e a onça pintada.

O Parque Sauípe oferece, ainda, olaria para que os artesões da região possam desenvolver diferentes técnicas e formar novos oleiros das comunidades vizinhas. Neste espaço também há oficinas e vendas de produtos, como a Casa de Farinha destinada aos trabalhos da comunidade do entorno, onde são produzidos farinha e diversos subprodutos como beijus, bolos, biscoitos e pamonhas.

Informações para imprensa:
CDI – Agência de Comunicação
Geninha Moraes / Grace Cunha / Ivan Ribeiro / Alexandre Rigonato
Tels.: (11) 3817.7916 / 3817.7940
E-mails: geninha@cdicom.com.br / ivan@cdicom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.