Em assembléia realizada hoje (25/02), os críticos da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – escolheram os artistas e personalidades que mais se destacaram nas artes plásticas no Brasil em 2007.
A Associação Brasileira de Críticos de Arte – fundada em 1949 e que representa, no Brasil, a AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, vinculada à UNESCO –, acaba de divulgar a lista dos eleitos ao Prêmio ABCA 2007, destinado a críticos, artistas, curadores, exposições, profissionais, personalidades e instituições que contribuíram para a cultura nacional durante o ano passado.
As dez categorias possuem o nome de um crítico de reconhecida contribuição para a cultura e as artes plásticas brasileiras e, em cerimônia realizada hoje (25/02), votaram 88 dos 111 membros da ABCA de todo Brasil que estão aptos a eleger vencedores para o prêmio.
Os ganhadores receberão um troféu, idealizado pelo escultor Nicolas Vlavianos, em cerimônia programada para abril próximo e comandada pela presidente da ABCA, Elvira Vernaschi.
OS PREMIADOS
Prêmio Gonzaga Duque - destinado a crítico associado, pela atuação ou publicação de livro
Ana Maria de Moraes Belluzzo/SP
Prêmio Mário Pedrosa - destinado a artista contemporâneo
César Romero/BA
Prêmio Sérgio Milliet - destinado a crítico e pesquisador (associado ou não), por trabalho de pesquisa publicada
Tadeu Chiarelli/SP, pela publicação do livro “Pintura não é só beleza. Arte, Arquivo e Utopia”. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007
Prêmio Ciccillo Matarazzo - destinado a personalidade atuante no meio artístico
Priscila Freira/MG
Prêmio Mário de Andrade - destinado a crítico de arte, pela trajetória
Annateresa Fabris/SP
Prêmio Clarival do Prado Valladares - destinado a artista, pela trajetória
Ana Bella Geiger/RJ
Prêmio Maria Eugênia Franco - destinado a curadoria de exposições
Daisy Peccinini/SP, pela curadoria da exposição “Centenário 1907-2007. Mário Zanini: Territórios do Olhar”, realizada no Museu de Arte Brasileira-FAAP, 26 de abril a 4 de julho de 2007.
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade - destinado à instituição pela programação
Instituto Tomie Ohtake/SP
Prêmio Antônio Bento - destinado a melhor reportagem na imprensa
Agulha Revista Online/CE
Prêmio Paulo Mendes de Almeida - destinado à melhor exposição do ano
Exposição “Centenário Martinho de Haro”, organizada pelo Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, 9 de outubro a 2 de dezembro de 2007.
A HISTÓRIA DO PRÊMIO
O Prêmio ABCA, distribuído anualmente pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, foi instituído em 1978 com patrocínio da Funarte. Desde então tem sido outorgado, em forma de Troféu, Diploma, Menção e/ou Homenagem Especial, a críticos, historiadores, artistas, curadores e personalidades, instituições e exposições de destaque no mundo das artes plásticas.
Em 1978, foram criados os Prêmios Gonzaga Duque (destinado a crítico associado, pela atuação ou produção) e Mário Pedrosa (destinado a artista contemporâneo). Foram agraciados com o Gonzaga Duque, entre outros, Clarival do Prado Valladares (l978), José Roberto Teixeira Leite (1990), Gilberto Ferrez (1994) e, mais recentemente, Jorge Coli (2002) e Adalice de Araújo (2006). Do Mário Pedrosa, cuja designação inicial era Troféu ABCA, foram merecedores Arcângelo Ianelli (1978), Edith Behring (1980), Renina Katz (1995), Maria Bonomi (1999), Cildo Meirelles (2003) e Emmanuel Nassar (2006).
Em 1995, a Seção São Paulo da Associação decidiu, em Assembléia, "retomar as atribuições de Prêmios instituídos pela ABCA". Em 1996, na gestão de José Roberto Teixeira Leite, foi instituído o Prêmio Sérgio Milliet (destinado a pesquisa publicada); o Prêmio Personalidade do Ano, passou a denominar-se Prêmio Ciccillo Matarazzo, em 1997. Com o primeiro, foram agraciados, entre outros, Tadeu Chiarelli (1995), Walter Zanini (1997), Aline Figueiredo (2001) e João Candido Portinari (2004). Com o segundo, foram agraciados, Carlos Eduardo Moreira Ferreira (1995), Pietro Maria Bardi (1997), Emanoel Araújo (1998), Ariano Suassuna (2003) e Ferreira Gullar (2004), entre outros.
No ano 2000, sob a Presidência de Lisbeth Rebollo Gonçalves, foram instituídos outros quatro prêmios: Mário de Andrade (destinado a crítico de arte, pela trajetória), Maria Eugênia Franco (destinado a curadoria de exposições), Rodrigo de Mello e Franco de Andrade (destinado a instituição pela programação) e Clarival do Prado Valladares (destinado a artista, pela trajetória). Entre estes premiados mais recentemente, estão: Mário Barata, Ferreira Gullar, Geraldo Edson de Andrade, Radha Abramo e Walter Zanini (Mário de Andrade); Denise Mattar, Frederico Morais, Paulo Herkenhoff, Maria Alice Milliet e Charles Cosac (Maria Eugênia Franco); Centro Cultural Banco do Brasil/SP, Instituto Moreira Salles/SP, SESC/SP, Pinacoteca do Estado e Fundação Armando Álvares Penteado (Rodrigo Mello Franco de Andrade); Cícero Dias, Luiz Sacilotto, Amélia Toledo, Arcângelo Ianelli, Gilvan Samico e Nelson Leirner (Clarival do Prado Valladares).
Em 2002, no segundo mandato de Lisbeth Rebollo Gonçalves, foram criados os Prêmios Antônio Bento (destinado ao veículo de difusão das artes visuais) e Paulo Mendes de Almeida (destinado à exposição de maior destaque no ano), tendo sido premiados, no primeiro, Caderno 2/Jornal O Estado de S. Paulo, TV Cultura/SP e Caderno Mais/Folha de S.Paulo e no segundo, as exposições “Henry Moore - Uma Retrospectiva / Brasil 2005” (Pinacoteca do Estado) e “Volpi. A Música da Cor” (MAM/SP).
O Troféu oferecido aos premiados entre 1995 e 1999 foi uma escultura de Bruno Giorgi, "Mulher ao Espelho", gentilmente cedida pela viúva do escultor, Sra. Leontina Giorgi. Anteriormente, os troféus foram criados por Haroldo Barroso e Maurício Salgueiro. A partir do ano 2000, o Troféu é uma criação de Nicolas Vlavianos, especialmente convidado para este fim.
TROFÉU ABCA 2007
Assessoria de Imprensa
Ricardo Viveiros & Associados
Responsáveis: Eunice Dornelles (eunice.dornelles@viveiros.com.br)
Carina Eguia (carina.eguia@viveiros.com.br)
Telefone (11) 3675-5444
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.