sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Semec inaugura curso gratuito de Especialização em Saúde da Família em Uberaba

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Formação Continuada, inaugurou nesta quinta-feira (28) no anfiteatro B da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), o curso a distância de Especialização em Saúde da Família. O curso gratuito é uma parceria com o Governo Federal e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB.
A abertura foi realizada com a presença da diretora geral da Secretaria de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Gontijo Lopes; da diretora do Departamento de Formação Continuada, Renilda Maria Rosa; da pró-reitora da UFTM, Virginia Resende da Silva; da subsecretária Municipal de Saúde, Maria Tereza Rodrigues da Cunha; e da diretora da Diretoria de Atenção à Família, Sônia Regina da Silva.
O curso é direcionado aos médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros que estejam atuando junto a equipes do Programa Saúde da Família. De acordo com Eva Vieira, coordenadora do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, foram inscritos 145 profissionais, sendo selecionados 50 através da análise do curriculum e entrevista. A duração do curso é de no mínimo 12 meses e no máximo de 24 meses e objetiva a formação do especialista em atenção básica em saúde da família.
Oito cidades mineiras são pólos do projeto, sendo Uberaba a única do Triangulo Mineiro. A aula inaugural aconteceu simultaneamente entre as oito cidades, onde o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou através de uma videoconferência. Ele expôs a importância do curso para a melhoria da qualidade da saúde no Brasil.
Segundo Eva Vieira, este é o primeiro curso de especialização da área promovido através da Universidade Aberta. “A sua importância se dá porque é possível uma melhor formação das equipes para um melhor atendimento às pessoas, além de valorizar os profissionais”, diz. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Prefeitura Municipal de Uberaba
Departamento de Comunicação – 28/02/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.