08/02/2008
A Coordenação de Combate à Desertificação da SEDRS realizará, em maio, o I Seminário Nacional de Combate à Desertificação. Ele precederá a III Conferência Nacional do Meio Ambiente e terá como objetivo central qualificar a participação dos delegados do semi-árido para que possam inserir o tema nos debates gerais da Conferência de forma mais aprofundada.
Da mesma forma que CNMA, o I Seminário está sendo preparado em encontros regionais que buscam ampliar a participação e mobilização social para a análise de programas, projetos e políticas públicas locais de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca o que, para o secretário Egon Krackecke, responde a uma necessidade urgente da sociedade.
A desertificação é a chaga mais viva das mudanças climáticas. O Seminário acontecerá num bom momento porque colocará foco no problema para que ele ganhe a devida atenção nos debates da Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Os debates contemplarão os quatro eixos temáticos do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca PAN-Brasil: redução da pobreza e da desigualdade; ampliação sustentável da capacidade produtiva; preservação, conservação e manejo sustentável dos recursos naturais; e gestão democrática e fortalecimento institucional.
Os delegados do Seminário estão sendo escolhidos nas conferências estaduais.
Eles devem levar ao encontro nacional informações para subsidiar a adequação da área de abrangência do PAN-Brasil, pois as perspectivas de mudanças climáticas indicam aumento das áreas susceptíveis à seca e a intensificação da aridez dos solos. Eles também discutirão a adequação do Programa às novas realidades socioeconômicas da população residente nas áreas sujeitas à desertificação.
ASCOM/MMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.