quarta-feira, 19 de março de 2008

Concana reúne os melhores especialistas do país para discutir o setor sucroalcooleiro

Fábio, Marco Túlio, Dionir. Organizadores investem nos melhores especialistas do setor sucroalcooleiro

Não são apenas os conferencistas internacionais que atraem centenas de participantes ao Concana 2008 – II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar. Este ano, o evento investe nos melhores conferencistas brasileiros para discutir e disponibilizar as novidades sobre o setor sucroalcooleiro.

Entraves para investidores

Uma das atrações do Concana, no dia 02 de abril, é Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana de Açúcar (Única) - instituição que representa cerca de 50% da produção de álcool e 60% da produção de açúcar no Brasil. Sua experiência em assuntos que envolvem a cana faz dele um dos palestrantes mais esperados pelo público. Entre tantas funções exercidas, Pádua foi coordenador de administração e finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor administrativo financeiro dos projetos para o desenvolvimento do Proálcool. Ele também implantou, junto aos fornecedores de cana, o Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS). O tema abordado pelo diretor durante a sua palestra é “Entraves para Novos Investidores do Agronegócio”.

Já o doutor em Biologia Vegetal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Ricardo Ribeiro Rodrigues, realiza a palestra “Normatização Ambiental: Dificuldades para Novos Investimentos”, também no dia 02. Há quatro anos, Rodrigues coordena o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota), com 75 projetos e mais de 1200 pesquisadores. Ele também atua na área de ecologia, com ênfase em ecologia de ecossistemas (ecologia de florestas naturais, restauração ecológica de áreas degradadas), coordena o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), o Programa de Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas e um projeto temático da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp), com 75 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

Micronutrientes na cultura da cana

O doutor em solos e nutrição de plantas cultivadas da Esalq, Godofredo César Vitti, vai abordar um tema fundamental para a qualidade cana - “A Importância dos Micronutrientes na Cultura de Cana-de-açúcar”. Professor titular em adubos, adubação e fertilidade do solo, especialista em adubação fosfatada, hoje, Vitti ministra aulas nas disciplinas de ciência do solo, adubação e nutrição de plantas cultivadas. Coordenador nacional do Programa de Qualidade de Análise de Folha, ele desenvolve projetos de pesquisa e assessoria na área de plantio direto na cana-de-açúcar e em outras culturas. Sua palestra será dia primeiro de abril. Gaspar Henrique Korndorfer, mais um doutor que atua em solos e nutrição de plantas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é uma das atrações do dia 02, com a palestra “Manejo da Produção de Cana-de-açúcar em Área do Cerrado”. Ele atua na área de agronomia, com ênfase em fertilidade do solo e adubação. Possui produção científica, tecnológica ou artístico-cultural em silício, cana-de-açúcar, arroz, silicato de cálcio, nitrogênio.

Cultura da cana e viabilidade da irrigação

A palestra “Cultura da Cana-de-açúcar no 3º Milênio” ministrada pelo engenheiro agrônomo, Cícero Augusto Bastos de Almeida, é esperada pelos participantes que querem conhecer o panorama do setor. Almeida, hoje, gerente agrícola da Usina Coruripe de Alagoas (AL), apresenta sua palestra no dia 03 de abril. Nesse mesmo dia, o coordenador do Departamento Agrícola da Usina Coruripe, Pedro José Pontes Carnaúba profere a palestra “Viabilidade da Irrigação na Cana-de-açúcar”. Engenheiro Agrônomo, especialista em cana-de-açúcar, irrigação e drenagem, e ainda em gestão empresarial, Carnaúba foi secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. Na usina Coruripe ele administra uma área sob irrigação de 22.000 hectares.

Biotecnologia na evolução da cana

Dia 03 de abril os participantes do Concana assistem à palestra “A Biotecnologia na Evolução da Cultura da Cana-de-açúcar”, ministrada pelo doutor Walter Maccheroni Júnior, biólogo e gerente de Biotecnologia da Canavialis S.A. Hoje, ele é responsável pelo Laboratório que fornece suporte ao Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar e a Biofábrica (produz mudas de cana-de-açúcar). Dentre as realizações do laboratório estão o desenvolvimento de um sistema de identificação genética de variedades de cana-de-açúcar, métodos de diagnóstico para o raquitismo-da-soqueira e o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de mudas de cana-de-açúcar isentas de doenças e com maior vigor e produtividade.

Concana

Além desses conferencistas, muitos outros são esperados no Concana 2008, de 31 de março a 03 de abril, no Centro de Eventos da ABCZ, em Uberaba, MG. O evento é realizado pelos parceiros: Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e sua mantenedora Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Associação de Produtores de Cana de Campo Florido (Canacampo).

Os organizadores do Concana contam com o apoio das instituições e empresas: Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Sebrae, Certrim, ABCZ, Câmara Municipal de Uberaba, Valley Valmont, Ford Automara, Agronelli, Sicoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Cemig, Indi, Fertigran, Assembléia de Minas, CTBC, Syngenta, Televale, Usina Coruripe, Usina Santo Ângelo, Usina Uberaba, Usina Caeté, Petrobrás, Ubyfol, Cachaça 51, Aciu, Copervale, MA Shou Tao, CTC, Copercana, Maqnelson, Mitsubishi Motors, Prodoeste.

Isabela Avelar

Assessoria de Comunicação

imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
http://www.fazu.br/

CONCANA - Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.