terça-feira, 4 de março de 2008

Correios comemora o Dia do Filatelista

Os Correios comemoram na quarta-feira (5) o Dia do Filatelista, com a seleção dos vencedores do Prêmio Jovem Colecionador, edição 2007, no Edifício-Sede da empresa em Brasília.
A seleção será feita por um grupo de renomados filatelistas, que vão escolher os vencedores das três categorias do prêmio — 6 a 8 anos, 9 a 11 anos e 12 a 14 anos. Os primeiros colocados de cada categoria recebem um computador.
Os Correios vêm promovendo a revitalização da filatelia no Brasil, por meio de projetos que divulgam o hobby. Um deles é o Projeto Correios nas Escolas, que visa estimular alunos e educadores a utilizar os selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. Entre outras ações, o projeto já promoveu ampla distribuição de material promocional para professores, autorizou a impressão de selos em livros didáticos recomendados pelo MEC e incentivou a criação de clubes filatélicos na rede escolar, fomentando essa atividade por meio da organização de mostras e exposições nas escolas.
No contexto dessa popularização, os Correios instituíram em 2001 o Troféu Olho-de-Boi, concedido ao artista criador do selo mais bonito do ano. Em 2003 foi lançado o Prêmio Correios Jovem Colecionador, destinado a destacar a melhor coleção filatélica montada por alunos do ensino fundamental em todo o País, estimulando-os a colecionar selos e utilizá-los como elemento de pesquisa nos trabalhos escolares.

História
Em 5 de março de 1829, D. Pedro I baixou o “Decreto de 1829”, que organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras questões de importância para o desenvolvimento dos serviços postais. A decisão de tornar a data o Dia do Filatelista ocorreu em 1969, em São Paulo, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia.
A escolha da data justifica-se pelo fato das medidas de D. Pedro I culminarem com a independência e a organização dos Correios do Brasil. Isso possibilitou que, em 1º de agosto de 1843, 14 anos depois, fosse emitido o primeiro selo postal brasileiro.
Segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, o Brasil deve seu pioneirismo ao Imperador D. Pedro II. Sensível às idéias inovadoras, D. Pedro II vislumbrou em um pequeno pedaço de papel — o selo Penny Black, primeiro selo emitido no mundo, em 1º de maio de 1840, na Inglaterra — uma conquista que marcaria definitivamente o destino dos Correios.
(61) 3426-2008 / fax (61) 3426-2980

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.