segunda-feira, 10 de março de 2008

Fundagri investe na qualidade dos alunos e colaboradores da Fazu

Fábio (dir financeiro Fundagri), Marco Túlio (pres Fundagri), Dionir (dir acadêmica Fazu)


Os alunos e funcionários das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) foram presenteados com uma série de ações que promovem a qualidade, tanto na educação quanto no trabalho. Segundo o presidente da mantenedora da Fazu - Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), Marco Túlio Barbosa, os investimentos foram norteados pelo resultado de pesquisas realizadas pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA). “Com base nos resultados do levantamento de necessidades em vários setores, promovemos melhorias que beneficiam todas as pessoas envolvidas na instituição”, diz Marco.
Uma passarela foi construída e iluminada para dar maior conforto aos alunos durante acesso ao Campus. Foi inaugurada a nova cantina, que oferece refeições para dar mais tranqüilidade às pessoas que trabalham ou que estudam em período integral. O ponto de ônibus foi reestruturado para proteger, das chuvas, os alunos e funcionários.
A Fundagri adquiriu aparelhos de ar condicionado para climatizar as salas de aula. O estacionamento foi ampliado para abrigar um maior número de automóveis no Campus. E para se adequar às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Fundação investiu na rastreabilidade dos animais da Fazenda Escola.
Os setores administrativos também passaram por uma reestruturação interna. Investimento em treinamentos de pessoal é uma das prioridades da Fundagri. Este mês, coordenadores e chefes de setores da Fazu participam do curso de Gestão de Processo de Avaliação Institucional.
De acordo com o presidente da Fundagri, todos esses investimentos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e contribuem para as grandes conquistas das Faculdades. “A Fazu está bem preparada para pleitear novos desafios junto ao MEC”, comenta. Um exemplo é a conquista da nota máxima em Educação a Distância (EAD) na avaliação do MEC. Outro exemplo é a autorização concedida pelo Ministério para iniciar o curso de Licenciatura em Computação a Distancia.
Durante todo ano, a Fazu abre suas portas para a comunidade. Todos os eventos que a instituição realiza estão diretamente voltados para a formação acadêmica dos seus alunos. Eles complementam a estrutura de ensino para formar um profissional mais dinâmico e com uma visão atual do seu mercado de trabalho. O próximo evento é o II Concana – Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana, realizado de 31 de março a 03 de abril, no Centro de Eventos da ABCZ, em parceria com outras instituições.

Cursos – A Fazu oferece sete cursos de graduação (Agronomia, Computação, Engenharia de Alimentos, Letras, Secretariado Executivo Bilíngüe, Sistemas de Informação, Zootecnia) e dez cursos de pós-graduação lato sensu (Assessoria Organizacional, Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, Julgamento de Raças Zebuínas, Manejo da Pastagem, Processamento na Indústria Sucroalcooleira, Tecnologia no Setor Sucroalcooleiro, Tecnologias Integradas à Educação, Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa, Nutrição e Alimentação de Ruminantes), alguns na modalidade EAD.
Campus - O Campus Fazu possui 200 hectares que possibilitam a educação integrada com atividades na Fazenda Escola, na Biblioteca Dora Sivieri, no Hospital Veterinário (HVU), no Núcleo de Excelência em Engenharia de Alimentos (NEEA), nos auditórios e laboratórios, na praça de eventos e nas videotecas e salas de aula equipadas com recursos audiovisuais.
Na Fazenda Escola estão implantados os projetos de suporte aos cursos das áreas de Ciências Agrárias como: viveiro de mudas, pomar, pastejo rotacionado, hidroponia, orquidário, apicultura, lavouras de soja, milho e girassol, suinocultura, minhocário, bovinocultura, cunicultura, eqüídeocultura, caprinocultura, ovinocultura. A Fazenda Escola também abriga os laboratórios de Análise de Solo, Nutrição Animal, Microbiologia, Água e Alimentos. Há mais de duas décadas esses laboratórios estão em atividade com seus serviços reconhecidos e testados por rigorosos métodos de controle.
O NEEA contempla salas de aula, laboratório e três Unidades Industriais de Processamento (UIPs) para carnes, vegetais e leite. Atende as necessidades acadêmicas do curso de Engenharia de Alimentos. A biblioteca informatizada é mais uma ferramenta que a Fazu oferece aos seus alunos. Totalmente informatizada com completo acesso a todas as áreas do conhecimento humano, oportuniza o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e pesquisa.
Ela é aberta à comunidade. Já o HVU possui dois blocos cirúrgicos, um para grandes e outro para pequenos animais. Tem toda estrutura e profissionais capacitados para realizar qualquer tipo de cirurgia. Atende 24 horas. O Hospital ainda disponibiliza dois serviços raros no país – oftalmologia e odontologia.

Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação
imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
http://www.fazu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.