segunda-feira, 10 de março de 2008

Light realiza estudos sobre vida dos peixes no Paraíba do Sul

O compromisso da Light com a questão ambiental inclui ações que promovem a sustentabilidade nas regiões em que a empresa está presente. Dentro deste objetivo, a companhia vai ampliar o conhecimento sobre as populações de peixes da bacia do rio Paraíba do Sul, em trechos próximos às suas usinas hidrelétricas. O projeto, em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), do Paraná, teve início em dezembro de 2007 e prevê uma série de estudos sobre os principais problemas de saúde dos peixes e a necessidade de implantação de sistemas de passagens pelas barragens.
A pesquisa tem um investimento de aproximadamente R$ 823 mil e duração de 3 anos. O estudo estabelece uma série de atividades, entre elas a análise complementar de eficiência da escada para peixes, construída em 1996 na barragem da Ilha dos Pombos, no município de Carmo.
Apoio à pesquisa, parcerias com universidades e convênios com organizações não-governamentais são exemplos de ações que a Light realiza no seu dia-a-dia para contribuir para o desenvolvimento. Além desta nova ação, a empresa dará continuidade ao projeto PISCES II de Pesquisa e Desenvolvimento, voltado para a recuperação da fauna de peixes nos reservatórios de Lajes, Santana, Vigário, Santa Branca (Jacareí/SP) e Ilha dos Pombos (Carmo/RJ).
O projeto, em parceria com a equipe do laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desde 1998, monitora a fauna, avalia a possibilidade de implantação de abrigos artificiais que permitem o aumento da taxa de sobrevivência dos peixes e repovoa os reservatórios com espécies nativas da bacia do Paraíba do Sul.
ISO 14001:2004
Em 2007, a Light obteve a certificação ambiental ISO 14001:2004 em 93 instalações da companhia, modelo reconhecido que estabelece as melhores práticas em um Sistema de Gestão Ambiental. As unidades e equipamentos contemplados, que envolvem subestações, linhas de transmissão, agências comerciais e postos de auto-atendimento, estão localizados no Rio de Janeiro, Grande Rio e Vale do Paraíba, regiões da área de concessão da companhia. No mesmo período, a Light passou a integrar, pela primeira vez, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O ISE é um índice criado pela Bovespa em consonância com o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) da bolsa de Nova Iorque, que busca identificar as empresas com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade empresarial, baseadas no conceito de triple bottom line – econômico-financeiro, social e ambiental.
O índice está composto por 32 empresas, de 13 setores diferentes, que juntas somam R$ 927 bilhões em valor de mercado. A Light ainda aderiu aos princípios do Pacto Global, ação da Organização das Nações Unidas que incentiva a comunidade empresarial a adotar valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção em suas práticas de negócios.
A empresa já conta com projetos alinhados a estes valores, expressos no Acordo de Responsabilidade Social e no Código de Ética. Com a adesão ao Pacto Global, a Light se compromete a informar anualmente, por carta ao Secretário Geral das Nações Unidas, um exemplo concreto de progressos alcançados ou lições aprendidas na implementação dos 10 princípios universais do Pacto Global.
Sobre a Light
A Light é a concessionária de distribuição de energia elétrica para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital e a Região Metropolitana. A companhia atende a cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras, respondendo por 75% demanda elétrica do estado. A concessionária é controlada pela Rio Minas Energia Participações S.A. (RME) desde 10 de agosto de 2006, que detém 52,25% do capital social total e votante da companhia. Os 47,75% restantes pertencem aos acionistas BNDES, com 33,69%, e outros com 14,06%.
Assessoria de Imprensa
(21) 2211-2907/2909/2922

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.