Este ano a Páscoa será comemorada no final de março, dia 23. Mas a maioria das pessoas já busca nas lojas especializadas e mercados uma das iguarias mais consumidas em todo mundo, o chocolate.
O otimismo prevalece entre os fabricantes este ano, pois o Brasil subiu um ponto no ranking dos maiores mercados mundiais, passando de quinto para quarto lugar e as vendas de chocolate de uso continuado (bombons e tabletes) atingiram as 304 mil toneladas em 2007, 22,5% a mais que o ano anterior.
Segundo o setor que trabalha com a esta iguaria, a Páscoa é uma época importante para o comércio. De acordo com Fabiano Arantes, gerente de uma loja especializada, empresa associada à CDL Uberlândia, 2008 trouxe a páscoa mais cedo e isso possibilitou preparar os produtos com antecedência. "Preparamos antes e esperamos um crescimento de 50% nas vendas de barras para a confecção dos ovos e 30% do consumidor de ovos prontos. Temos muitas novidades no mix e também lançamos esse ano o curso de ovos de páscoa”, destaca.
Para o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, datas sazonais aquecem o mercado e o comerciante especializado que ficar atento vai se beneficiar, principalmente com a estabilidade econômica. “Vemos que os indicadores apontam crescimento considerável e outro fator é que as pessoas se sensibilizam a presentear com produtos que estão cada vez mais atrativos e com embalagens decorativas”, destaca.
Levantamento nacional aponta crescimento na produção em 2008
Levantamento nacional aponta crescimento na produção em 2008
Além de quarto maior produtor de chocolates, o Brasil é um dos maiores mercados de Páscoa do mundo. Aqui, os ovos de chocolate ainda são o grande presente por excelência, embora os fabricantes também lancem figuras como coelhos, colombas e bolos.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (ABICAB), a produção industrial de ovos de Páscoa em 2008 deve crescer em torno de 7% em relação ao ano de 2007, atingindo 22,9 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos. Juntam-se a este total, mais aproximadamente 3,5 mil toneladas da chamada cobertura de chocolate, utilizadas pelo mercado de fabricantes artesanais. São, portanto 26,4 mil toneladas de produtos de Páscoa. Esse volume de Ovos de Páscoa representa cerca de 7,5% da produção anual de produtos de chocolate de consumo continuado (tabletes, candy bars e bombons) no Brasil.
Em 2008, a estimativa é de que o realinhamento dos preços dos ovos em relação ao ano passado fique em torno de 4,7%. Essa projeção, realizada pela ABICAB, é feita com base nos níveis dos índices da inflação registrada no período e nos aumentos verificados nos insumos (cacau, leite e açúcar), embalagem e mão de obra.
A previsão é que o faturamento da Páscoa em 2008 atinja os R$ 767 milhões, em preços ao consumidor, 12% acima de 2007. Em 2007 foi mantida a tendência de produção de ovos médios, de 201 a 500 gramas, que representaram 56% do total produzido. Esta tendência deverá ser mantida em 2008.
Já o mercado industrial de Uberlândia, vê 2008 um ano promissor para o setor de produção em grande escala. Uma indústria da cidade aumentou a produção em 15% com relação a 2007. “Nossa expectativa é um crescimento de 10% no consumo de ovos. A produção foi de dois milhões de ovos para atender o mercado interno”, destaca o diretor administrativo Paulo César da Fonseca.
Fernanda Beraldo - 9671 7082
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – CDL Uberlândia
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