quarta-feira, 5 de março de 2008

Programa Intercâmbios Afro-Latinos tem resultados positivos

Por Marília Matias de Oliveira
Brasília - A ida do Ilê Aiyê ao Equador, em fevereiro deste ano, foi a terceira ação do Programa Intercâmbios Afro-Latinos, da Fundação Cultural Palmares (FCP). Essa ação possibilitou uma integração não só com o Equador, mas também com a Colômbia, a Argentina, o Peru, a Venezuela e a Bolívia.
Grupos culturais afro de todos esses países estavam reunidos na província de Esmeraldas, para o VII Festival Internacional de Música e Dança Afro. O festival aconteceu no período do carnaval, de 2 a 5 de fevereiro. Os primeiros resultados das aitividades do Programa já se fazem sentir. A embaixada da Argentina no Brasil fez o convite para que o grupo se apresente este ano em Buenos Aires. O Ministério das Relações Exteriores está apoiando esse evento, que dará continuidade aos intercâmbios afro-latinos.
A turnê do grupo Ilê Aiyê no Equador também foi uma ação do Programa Executivo Cultural assinado pelos ministros da Cultura do Brasil e do Equador em novembro do ano passado. Os shows do grupo reuniram milhares de pessoas em Quito e em Esmeraldas e mostraram a riqueza da música e da dança afro-brasileira, pela primeira vez a um povo latino-americano.
O então ministro da Cultura do Equador, Antonio Preciado, que prestigiou algumas apresentações do Ilê Aiyê, vê a cultura como um caminho importante para a aproximação dos povos. "Quando conhecemos um povo por sua cultura, conhecemo-lo profundamente", disse o Preciado, que é natural de Esmeraldas e foi o primeiro ministro negro do Equador.
Também para o embaixador do Brasil no Equador, Antonino Marques Porto, a ida do Ilê Aiyê ao país da América do Sul, prioritária para o Brasil nas relações exteriores, foi um importante passo para a integração entre as duas nações. "Trazer o Ilê Aiyê aqui é mostrar ao Equador, que é um país extremamente diverso em termos de formação cultural e racial, que nós temos esse ponto em comum", disse o embaixador.
O Programa Intercâmbios Afro-Latinos tem o objetivo de trocar informações e experiências sobre as culturas das comunidades afro-descendentes da América Latina. O primeiro evento do Programa foi o Seminário realizado em julho e agosto de 2007, no Rio de Janeiro e em Salvador, e reuniu Colômbia, Brasil e Peru. A segunda atividade foi a presença do grupo colombiano Quilombo em Salvador, em novembro do ano passado. A Fundação Cultural Palmares prepara o lançamento do portal Intercâmbios Afro-Latinos como a próxima ação. O portal será uma ação contínua e buscará a troca de informações sobre a cultura afro nos países latino-americanos e contará com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.