terça-feira, 29 de abril de 2008

Alunos da escola Cícero Dias recebem prêmio de ciências do MEC

Alunos e professores do Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, uma parceria entre o Oi Futuro, através do programa do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), e o Governo do Estado de Pernambuco, acabam de voltar de Brasília, onde foram receber o Prêmio Ciências do Ensino Médio, promovido pelo MEC, por uma pesquisa de Biologia que contribui para a não-extinção do Pau-de-Jangada, planta natural da Mata Atlântica. A pesquisa da Cícero Dias foi classificada na categoria estadual e concorreu com um total de 263 escolas de todo país inscritas nesta terceira edição do Prêmio.

O Prêmio Ciências no Ensino Médio é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de estimular, socializar e valorizar práticas de investigação científica entre os alunos de ensino médio das escolas públicas nacionais. Os trabalhos são selecionados nas categorias estadual, municipal e federal.

De junho a dezembro de 2007, alunos de Biologia da Cícero Dias estudaram aspectos relativos à preservação das espécies para descobrir os melhores tratamentos a serem dados à semente da espécie “Apeiba Triboubu” (planta conhecida como Pau-de-Jangada) que poderiam garantir sua germinação e prolongar a vida das suas plântulas (estágio embrionário da planta).

A importância deste trabalho se deve, sobretudo, pela utilização do Pau-de-Jangada para construção de embarcações do estilo jangada. Quando a madeira é imersa em água, não se encharca, permitindo a flutuação. “Um aspecto relevante destacado pelos próprios organizadores do prêmio foi o fato da pesquisa ter sido feita por alunos do ensino médio. São jovens empreendedores e protagonistas que, de forma autônoma, solidária e competente, são capazes de decidir o seu caminho pela vida, ”, ressalta Samara Werner Diretora de Projetos do Oi Futuro.

O premio do MEC incentiva a concepção de projetos escolares em diferentes áreas de conhecimento como Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e todas as suas tecnologias. No caso da pesquisa do pau-de-jangada, além de visitas à Universidade Federal Rural e ao Jardim Botânico do Recife, os estudos envolveram as aulas de Filosofia e de Literatura, onde os alunos produziram também cordéis sobre o tema. “Este é um outro ponto diferencial da Cícero Dias: o caráter interdimensional. Os alunos buscam explorar todas as formas de conhecimento e interagir com todo o ambiente escolar”, frisa Samara Werner.

Novos projetos

O prêmio dado pelo Mec, na classificação estadual foi de R$ 25 mil reais. Segundo a professora de Biologia, Danielle Calado, que coordenou os trabalhos da pesquisa a intenção agora é que a escola possa utilizá-lo em novos projetos de pesquisa científica. “Entre as idéias em discussão junto aos alunos há a proposta de criar um projeto de reciclagem e tratamento de garrafas PET, para promover, por exemplo, geração de renda para os pais de alunos”, conta a professora.

Sobre o Centro de Ensino Experimental Cícero Dias

É fruto de uma parceria entre o Oi Futuro e o Governo do Estado de Pernambuco. A ação conjunta resultou numa nova escola de pesquisa em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco. A Cícero Dias funciona em período integral, das 7h30 às 17h e a proposta pedagógica - idealizada pelo educador Antonio Carlos Gomes da Costa - é baseada na educação interdimensional. O espaço possui ambientes especializados para o desenvolvimento da cultura digital, tais como laboratórios de informática, mídia e educação, além de uma Fábrica de Jogos.

Maria Fernanda de Freitas
Oi - Comunicação Corporativa
Oi Fixo: 31-21- 3131-2517
Oi: 31-21-8727-5785
mariafernanda.freitas@oi.net.br

Daniel Veloso Gomes de Pinho
Comunicação Corporativa
(21) 3131-2523
(21) 8606-0333

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.