Com Sordo/Martí, Citroën conquista segundo lugar no Rali da Jordânia; Citroën C2 vence na categoria Jr.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A primeira edição do Rali da Jordânia, válido como quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali de 2008 (WRC), terminou com um merecido segundo lugar para a equipe Citroën e para a dupla espanhola Daniel Sordo/Marc Martí. Emocionante do primeiro ao último estágio, a prova teve quatro duplas se revezando na liderança e só foi definida no último dia, com a vitória ficando para os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. Entre os carros da categoria Junior WRC, com motores até 1.600 cm³, o vitorioso foi o Citroën C2 dos franceses Sébastien Ogier/Julien Ingrassia.
No final do primeiro dia e com oito estágios disputados, a Citroën ocupava os dois primeiros lugares nos tempos acumulados, com Sordo/Martí à frente de Sébastien Loeb/Daniel Elena. No sábado, segundo dia de disputa, as coisas começaram a se complicar. Loeb/Elena assumiram a liderança, mas sofreram um acidente inusitado no curto trecho de deslocamento entre o 11º e o 12º estágio. Loeb/Elena andavam forte quando, na saída de uma curva sem visibilidade, acabaram batendo no Citroën C4 de Conrad Rautenbach/David Senior. Rautenbach, que corre por sua própria equipe, havia saído da pista e estava tentando voltar à prova quando aconteceu o acidente. Ninguém se feriu, mas o tempo necessário para reparos tirou de Loeb a chance de vencer − e de Rautenbach, quarto colocado na prova anterior, o Rali da Argentina, a possibilidade de somar mais pontos no campeonato. Com o carro reparado, Loeb/Elena decidiram continuar no rali apenas para fazer testes, principalmente de pneus. Conseguiram o 10º lugar na classificação final, sem marcar pontos entre os pilotos e navegadores, mas dando à Citroën um ponto a mais no campeonato de fabricantes.
O acidente de Loeb/Elena devolveu a liderança a Sordo/Martí, que tiveram uma grande batalha com os finlandeses Jarí-Mati Latvala/Miikka Antilla durante o resto do dia. Sordo/Martí chegaram a ficar em segundo lugar, mas conseguiram no último estágio um tempo suficiente para fechar o segundo dia na liderança. Seria uma batalha a três, já que Hirvonen/Lehtinen, terceiros colocados, estavam muito próximos, a apenas 11 segundos dos líderes. Seriam disputados seis estágios (do 17º ao 22º) e Sordo/Martí caíram para terceiro após um erro do jovem piloto espanhol. Logo em seguida, Latvala/Antilla se atrasaram com um acidente, definindo a vitória para Hirvonen/Lehtinen. “Fizemos de tudo para recuperar a liderança, mas não foi o suficiente. Mesmo assim, estou satisfeito com nosso resultado e com o desempenho. Tenho certeza de que a experiência deste rali será útil nas próximas provas”, afirmou Sordo.
Olivier Quesnel, chefe da equipe Citroën, considerou o Rali da Jordânia emocionante e não se abateu com os incidentes que tiraram da Citroën a possibilidade de vencer. “Sordo e Martí estiveram muito perto de vencer e Loeb mostrou um desempenho espetacular. Além disso, tivemos a dobradinha da Citroën na categoria Junior WRC. Podemos sair daqui de cabeça erguida”, finalizou.
Rali da Jordânia − 25 a 27 de abril de 2008
Resultado final
1) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 4h02:47.9
2) Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 1:15.7
3) Chris Atkinson (Austrália)/Stéphane Prevot (Bélgica), Subaru Impreza, a 4:59.5
4) Henning Solberg (Noruega)/Cato Menkerud (Noruega), Ford Focus, a 7:35.8
5) Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 10:41.7
6) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Pérez-Companc (Argentina), Ford Focus, a 11:22.2
7) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Antilla (Finlândia), Ford Focus, a 12:15.6
8) Gianluigi Galli (Itália)/Giovanni Bernacchini (Itália), Ford Focus, a 12:24.4
Categoria Júnior WRC (carros até 1.600 cm³):
1) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C2 S, a 27:09.9 (11º lugar na classificação geral)
2) Shaun Gallagher (Irlanda)/Michael Morrisey (Irlanda), Citroën C2, a 32:10.0
3) Gilles Schammel (Luxemburgo)/Renaud Jamoul (Bélgica), Renault Clio, a 34:41.5
4) Florian Niegel (Alemanha)/Andre Kachel (Alemanha), Suzuki Swift, a 47:29.5
5) Stefano Albertini (Itália)/Piercarlo Capolongo (Itália), Renault Clio, a 48:10.7
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 5/15 etapas
Pilotos:
1) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 35 pontos
2) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 30 pontos
3) Chris Atkinson (Austrália), Subaru Impreza, 28
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 18
5) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 17
6) Gianluigi Galli (Itália), Ford Focus, 12
7) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus, 9
8) Petter Solberg (Noruega), Subaru Impreza, 9
9) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 8
10) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 7
11) Conrad Rautenbach (Zimbábue), Citroën C4, 5
12) François Duval (Bélgica), Ford Focus, 5
13) Andreas Mikkelsen (Noruega), Ford Focus, 4
14) Toni Gardemeister (Finlândia), Suzuki SX4, 2
15) Jean-Marie Cuoq (França), Peugeot 307, 2
16) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Suzuki SX4, 1
17) Andréas Aigner (Áustria), Mitsubishi Lancer, 1
18) Juho Hänninen (Finlândia), Mitsubishi Lancer, 1
19) Sébastien Ogier (França), Citroën C2, 1 ponto
Navegadores: 1) Jarmo Lehtinen (Finlândia), 35 pontos; 2) Daniel Elena (Mônaco), 30; 3) Stéphane Prevot (Bélgica), 28; 4) Miikka Anttila (Finlândia), 18; 5) Marc Martí (Espanha), 17; 6) Giovanni Bernacchini (Itália), 12.
Fabricantes: 1) BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 57 pontos; 2) Citroën Total World Rally Team, 50; 3) Subaru World Rally Team, 39; 4) Stobart VK M-Sport Ford Rally Team, 29; 5) Munchi’s Ford World Rally Team, 14; 6) Suzuki World Rally Team, 6 pontos.
Na categoria Junior WRC, as duplas dos Citroën C2 ocupam os dois primeiros lugares. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, vencedores das duas provas disputadas, lideram com 20 pontos seguidos por Shaun Gallagher/Michael Morrisay com 11.
Próximas etapas do Campeonato Mundial de Rali
16 a 18/05: Itália-Sardenha
29/05 a 1º/06: Acrópolis (Grécia)
13 a 15/06: Turquia
31/07 a 03/08: Finlândia
15 a 17/08: Alemanha
28 a 31/08: Nova Zelândia
02 a 05/10: Espanha
10 a 12/10: França-Tour de Corse
24 a 26/10: Japão
28 a 30/11: Gales-Grã Bretanha
São Paulo, 28 de abril de 2008
Diretoria de Relações Públicas e ImprensaCitroën do BrasilAv. Imperatriz Leopoldina, 182 - LapaCEP 05305-000 - São Paulo-SPTel.: (11) 3646- 6288/6287Fax: (11) 3646-6284Email: imprensa@citroen.com.brSite de imprensa: www.citroen.com.br/imprensa
Michele Borges
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – Grupo Citroën Vitesse
www.blogdaserifa.zip.net
assessoria@serifacomunicacao.com.br
No final do primeiro dia e com oito estágios disputados, a Citroën ocupava os dois primeiros lugares nos tempos acumulados, com Sordo/Martí à frente de Sébastien Loeb/Daniel Elena. No sábado, segundo dia de disputa, as coisas começaram a se complicar. Loeb/Elena assumiram a liderança, mas sofreram um acidente inusitado no curto trecho de deslocamento entre o 11º e o 12º estágio. Loeb/Elena andavam forte quando, na saída de uma curva sem visibilidade, acabaram batendo no Citroën C4 de Conrad Rautenbach/David Senior. Rautenbach, que corre por sua própria equipe, havia saído da pista e estava tentando voltar à prova quando aconteceu o acidente. Ninguém se feriu, mas o tempo necessário para reparos tirou de Loeb a chance de vencer − e de Rautenbach, quarto colocado na prova anterior, o Rali da Argentina, a possibilidade de somar mais pontos no campeonato. Com o carro reparado, Loeb/Elena decidiram continuar no rali apenas para fazer testes, principalmente de pneus. Conseguiram o 10º lugar na classificação final, sem marcar pontos entre os pilotos e navegadores, mas dando à Citroën um ponto a mais no campeonato de fabricantes.
O acidente de Loeb/Elena devolveu a liderança a Sordo/Martí, que tiveram uma grande batalha com os finlandeses Jarí-Mati Latvala/Miikka Antilla durante o resto do dia. Sordo/Martí chegaram a ficar em segundo lugar, mas conseguiram no último estágio um tempo suficiente para fechar o segundo dia na liderança. Seria uma batalha a três, já que Hirvonen/Lehtinen, terceiros colocados, estavam muito próximos, a apenas 11 segundos dos líderes. Seriam disputados seis estágios (do 17º ao 22º) e Sordo/Martí caíram para terceiro após um erro do jovem piloto espanhol. Logo em seguida, Latvala/Antilla se atrasaram com um acidente, definindo a vitória para Hirvonen/Lehtinen. “Fizemos de tudo para recuperar a liderança, mas não foi o suficiente. Mesmo assim, estou satisfeito com nosso resultado e com o desempenho. Tenho certeza de que a experiência deste rali será útil nas próximas provas”, afirmou Sordo.
Olivier Quesnel, chefe da equipe Citroën, considerou o Rali da Jordânia emocionante e não se abateu com os incidentes que tiraram da Citroën a possibilidade de vencer. “Sordo e Martí estiveram muito perto de vencer e Loeb mostrou um desempenho espetacular. Além disso, tivemos a dobradinha da Citroën na categoria Junior WRC. Podemos sair daqui de cabeça erguida”, finalizou.
Rali da Jordânia − 25 a 27 de abril de 2008
Resultado final
1) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 4h02:47.9
2) Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 1:15.7
3) Chris Atkinson (Austrália)/Stéphane Prevot (Bélgica), Subaru Impreza, a 4:59.5
4) Henning Solberg (Noruega)/Cato Menkerud (Noruega), Ford Focus, a 7:35.8
5) Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 10:41.7
6) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Pérez-Companc (Argentina), Ford Focus, a 11:22.2
7) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Antilla (Finlândia), Ford Focus, a 12:15.6
8) Gianluigi Galli (Itália)/Giovanni Bernacchini (Itália), Ford Focus, a 12:24.4
Categoria Júnior WRC (carros até 1.600 cm³):
1) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C2 S, a 27:09.9 (11º lugar na classificação geral)
2) Shaun Gallagher (Irlanda)/Michael Morrisey (Irlanda), Citroën C2, a 32:10.0
3) Gilles Schammel (Luxemburgo)/Renaud Jamoul (Bélgica), Renault Clio, a 34:41.5
4) Florian Niegel (Alemanha)/Andre Kachel (Alemanha), Suzuki Swift, a 47:29.5
5) Stefano Albertini (Itália)/Piercarlo Capolongo (Itália), Renault Clio, a 48:10.7
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 5/15 etapas
Pilotos:
1) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 35 pontos
2) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 30 pontos
3) Chris Atkinson (Austrália), Subaru Impreza, 28
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 18
5) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 17
6) Gianluigi Galli (Itália), Ford Focus, 12
7) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus, 9
8) Petter Solberg (Noruega), Subaru Impreza, 9
9) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 8
10) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 7
11) Conrad Rautenbach (Zimbábue), Citroën C4, 5
12) François Duval (Bélgica), Ford Focus, 5
13) Andreas Mikkelsen (Noruega), Ford Focus, 4
14) Toni Gardemeister (Finlândia), Suzuki SX4, 2
15) Jean-Marie Cuoq (França), Peugeot 307, 2
16) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Suzuki SX4, 1
17) Andréas Aigner (Áustria), Mitsubishi Lancer, 1
18) Juho Hänninen (Finlândia), Mitsubishi Lancer, 1
19) Sébastien Ogier (França), Citroën C2, 1 ponto
Navegadores: 1) Jarmo Lehtinen (Finlândia), 35 pontos; 2) Daniel Elena (Mônaco), 30; 3) Stéphane Prevot (Bélgica), 28; 4) Miikka Anttila (Finlândia), 18; 5) Marc Martí (Espanha), 17; 6) Giovanni Bernacchini (Itália), 12.
Fabricantes: 1) BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 57 pontos; 2) Citroën Total World Rally Team, 50; 3) Subaru World Rally Team, 39; 4) Stobart VK M-Sport Ford Rally Team, 29; 5) Munchi’s Ford World Rally Team, 14; 6) Suzuki World Rally Team, 6 pontos.
Na categoria Junior WRC, as duplas dos Citroën C2 ocupam os dois primeiros lugares. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, vencedores das duas provas disputadas, lideram com 20 pontos seguidos por Shaun Gallagher/Michael Morrisay com 11.
Próximas etapas do Campeonato Mundial de Rali
16 a 18/05: Itália-Sardenha
29/05 a 1º/06: Acrópolis (Grécia)
13 a 15/06: Turquia
31/07 a 03/08: Finlândia
15 a 17/08: Alemanha
28 a 31/08: Nova Zelândia
02 a 05/10: Espanha
10 a 12/10: França-Tour de Corse
24 a 26/10: Japão
28 a 30/11: Gales-Grã Bretanha
São Paulo, 28 de abril de 2008
Diretoria de Relações Públicas e ImprensaCitroën do BrasilAv. Imperatriz Leopoldina, 182 - LapaCEP 05305-000 - São Paulo-SPTel.: (11) 3646- 6288/6287Fax: (11) 3646-6284Email: imprensa@citroen.com.brSite de imprensa: www.citroen.com.br/imprensa
Michele Borges
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – Grupo Citroën Vitesse
www.blogdaserifa.zip.net
assessoria@serifacomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.