A segunda e terça-feira (28 e 29/4), foram marcadas por intensos debates e pela apresentação das propostas dos 23 grupos de trabalho organizados para discutir os temas sugeridos para a Conferência Nacional de Juventude. Após calorosas discussões, os grupos chegaram a 69 propostas e, em seguida, escolheram 24 que farão parte da Plenária que começa na tarde desta terça-feira. Até amanhã, os delegados vão escolher, entre essas 24, as 18 propostas mais relevantes que estarão automaticamente aprovadas pela Plenária. As outras seis serão debatidas e três delas passarão a compor as 21 prioridades da Conferência.
Um dos temas que mais motivou o debate foi a educação. Pela sua amplitude, o tema teve que ser dividido em 4 grupos: "ensino superior", "educação básica - ensino médio", "educação básica-elevação de escolaridade" e "ensino profissionalizante".
A discussão sobre "ensino superior" durou cerca de sete horas e envolveu questões como a garantia do acesso e permanência em programas de inclusão de jovens na universidade. Em relação à educação profissional e tecnológica foi sugerida a inserção dessa modalidade no currículo da educação básica e a criação de um Fundo Nacional de Educação Profissional (Fundep). Já O grupo "educação básica-ensino médio" registrou, entre outras propostas, a ampliação dos recursos para no mínimo 10% do PIB.
O trabalho foi um dos temas mais recorrentes nas discussões, com foco na qualidade do trabalho da juventude. Os delegados aprovaram a implementação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelece diretrizes para o trabalho decente, a redução da jornada de trabalho, além de mudanças na legislação sobre o estágio e a condição de aprendiz para garantir os direitos trabalhistas desses grupos.
Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República
(61) 3411.1407
www.juventude.gov.br
Um dos temas que mais motivou o debate foi a educação. Pela sua amplitude, o tema teve que ser dividido em 4 grupos: "ensino superior", "educação básica - ensino médio", "educação básica-elevação de escolaridade" e "ensino profissionalizante".
A discussão sobre "ensino superior" durou cerca de sete horas e envolveu questões como a garantia do acesso e permanência em programas de inclusão de jovens na universidade. Em relação à educação profissional e tecnológica foi sugerida a inserção dessa modalidade no currículo da educação básica e a criação de um Fundo Nacional de Educação Profissional (Fundep). Já O grupo "educação básica-ensino médio" registrou, entre outras propostas, a ampliação dos recursos para no mínimo 10% do PIB.
O trabalho foi um dos temas mais recorrentes nas discussões, com foco na qualidade do trabalho da juventude. Os delegados aprovaram a implementação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelece diretrizes para o trabalho decente, a redução da jornada de trabalho, além de mudanças na legislação sobre o estágio e a condição de aprendiz para garantir os direitos trabalhistas desses grupos.
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