sexta-feira, 4 de abril de 2008

Festival de Dança de Joinville com inscrições abertas para cursos e oficinas

Já estão abertas as inscrições para a programação didático-pedagógica do 26º Festival de Dança de Joinville.
O evento deste ano apresenta 39 cursos e oficinas, num total de 33 professores, 55 turmas e cerca de 1900 vagas. Além destes, o Instituto ainda oferece workshops coreográficos e o projeto Dança Comunidade que ampliam o número de vagas para uma média de 2.100.
Entre as opções de aperfeiçoamento estão aulas de clássico, sapateado, jazz, dança teatro, didática para crianças, composição coreográfica e redação crítica de dança. No balé clássico, uma das novidades são as aulas de Fátima Cerqueira com a técnica Bournonville. Na trajetória da professora, experiências profissionais em Portugal, Dinamarca, Suécia e Bélgica.
Em 2008 o Instituto Festival de Dança também volta a oferecer aulas de Sapateado Irlandês com Carolina Vieira, coreógrafa e bailarina premiada que, recentemente esteve na Inglaterra e na Irlanda fazendo cursos de aperfeiçoamento com mestres como Michael o´ shea.
Para quem gosta de cultura popular, o professor Itaércio Rocha, de Curitiba, apresenta Corpo e Cultura Popular Brasileira. Entre os pré-requisitos para participar desta oficina está a curiosidade sobre a cultura do povo do Brasil, alegria para compartilhar e desejo de se divertir. Itaércio promete levar os participantes a uma vivência corporal fundamentada nos princípios básicos de danças de várias partes do país como Espírito Santo e Pernambuco.
Na mesma linha, aparece o trabalho de Vera Lopes, com Danças Dramáticas Brasileiras que enfoca a pesquisa sobre as narrativas de cada dança, a movimentação original dos bailados coletivos e suas estratégias de espaço. O 26º Festival de Dança de Joinville será realizado de 16 a 26 de julho de 2008.

Educação, saúde e crítica em dança

O programa do 26º Festival de Dança de Joinville contempla, ainda, cursos voltados à área de educação em dança como os ministrados por Vera Aragão (Metodologia do Ensino de Balé Clássico); e por Claudia Damásio (Didática de Dança para Crianças). Quando o assunto é saúde, destaque para Prevenção de Lesões, coordenado pela fisioterapeuta Núbia de Lima Barbosa.
Este curso aborda introdução aos conceitos anatômicos e biomecânicos, práticas de anatomia palpatória e abordagens preventivas na dança - tudo de modo prático e com DVDs ilustrativos.
Aos profissionais que trabalham na área da comunicação e para aqueles que desejam estudar a crítica sobre dança a sugestão de oficina fica com "Exercício da Crítica em Dança", ministrado pela carioca Silvia Soter.
Silvia, que já integrou o Conselho Artístico do Instituto Festival de Dança, é graduada em Dança pela Universidade de Paris 8, Mestre em Teatro pela UniRio, professora do Curso de Dança do Centro Universitário da Cidade e crítica de dança do jornal "O Globo". A oficina enfoca a análise dos espetáculos de dança, críticas já publicadas, vídeos e textos teóricos de obras coreográficas, além de acompanhamento de espetáculos que integram o programa do evento.

O Festival também traz oportunidades para quem deseja se aperfeiçoar na área de musicais (Oficina Mix) e dança de rua.

As inscrições são limitadas. Informações pelo www.festivaldedanca.com.br na parte de cursos ou pelo e-mail: cursos@festivaldedanca.com.br.

Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
EDM Logos Comunicação Corporativa - (47) 3433-0666
Marlise Groth - Jornalista -
marlise@edmlogos.com.br
Rua Afonso Pena, 925, Bucarein, Joinville (SC) - 89.202-420

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.