terça-feira, 1 de abril de 2008

Peirópolis agora é Monumento Natural

A comunidade rural de Peirópolis, ponto turístico da cidade por abrigar um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, agora é considerada monumento natural. A Lei nº 10.339, que transforma a Área de Proteção Especial Peirópolis em monumento natural, foi publicada na última edição do jornal Porta-Voz, órgão oficial do município, de 29 de março.
De acordo com a Lei, o Monumento Natural Peirópolis é uma unidade de conservação que visa garantir a preservação do depósito fossilífero e estudo dos fósseis, bem como permitir o desenvolvimento regional por meio de atividades turísticas, científicas, culturais, educacionais, ecológicas e rurais.
Ainda segundo a Lei, quaisquer atos que possam vir a alterar o quadro paisagístico e natural da área e, especificamente, intervenções tais como demolições, construções de toda espécie, movimentos de terra, interrupções ou desvios de curso d’água, aberturas e modificação de estradas ou caminhos, ficam sujeitas à aprovação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, bem como às diretrizes estabelecidas no seu Plano de Manejo.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Luis Barbieri, explica que dos R$ 2 milhões 400 mil disponibilizados pelo município para as questões ambientais, a expectativa é que 1/3 deste valor, cerca de R$ 800 mil, sejam aplicados na comunidade rural de Peirópolis. “Como resultado de todo esse trabalho, desejamos alcançar melhorias para o meio ambiente local e da região”, finaliza Barbieri.

Prefeitura Municipal de Uberaba
Departamento de Comunicação – 01/04/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.