Estudo da Market Analysis para o Instituto Akatu constata que o consumidor elege projetos voltados à saúde e à educação como prioritários
A Market Analysis, instituto de pesquisa e opinião pública, apresentou os resultados da pesquisa "Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro", em parceria com o Instituto Akatu de Responsabilidade Social e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
O estudo analisou a evolução da percepção dos consumidores sobre o papel das corporações na sociedade e suas expectativas em relação aos impactos sociais e ambientais produzidos por elas. Os dados se integram ao levantamento global feito em mais de 20 países sob a coordenação do Instituto GlobeScan.
De acordo com a pesquisa, o interesse do brasileiro por ações de responsabilidade social se manteve estável nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, o consumidor valoriza a parceria de empresas com ONGs, e sabe que tem o poder de influenciar as companhias.
É visível também que a larga maioria de líderes e formadores de opinião (65%) é ativa em debater este comportamento das corporações, em proporção bastante maior que a média da população (41%).
Entre as áreas sociais que as instituições podem contribuir, os brasileiros elegeram o setor de saúde (28%) e educação (22%) como prioritárias para a melhoria da comunidade. Segundo Fabian Echegaray, diretor da Market Analysis, foi constatado também que os consumidores de países desenvolvidos tendem a avaliar o desempenho de Responsabilidade Social das Empresas (RSE) de forma mais crítica, enquanto os países em desenvolvimento têm uma visão mais positiva.
"O consumidor brasileiro se sobressai como mais atento ao que ocorre na esfera corporativa se comparado à América Latina e também em relação a algumas sociedades mais desenvolvidas", afirma Echegaray.
"Uma hipótese é a tendência a haver maior interesse pela ação das empresas em países onde o Estado tem se revelado como indutor do desenvolvimento econômico e do bem-estar social", conclui.Embora a visão do brasileiro seja positiva, o estudo também faz um alerta para a desinformação do consumidor e os sinais de seu ceticismo em relação à atuação das empresas empenhadas nas ações de Responsabilidade Social.
"Existe uma alta expectativa quanto ao tema e uma associação positiva a um papel social", avalia o diretor da Market Analysis. "Porém, a pesquisa indica a desconfiança da população sobre o engajamento das companhias, que as realizam e desenvolvem como ações de marketing, em busca da melhoria de sua imagem junto ao consumidor", afirma.
Comunicação
Um dos grandes desafios propostos pela pesquisa é o de desenvolver adequadamente a comunicação das empresas com seus consumidores. Trata-se, portanto, do estabelecimento de uma comunicação eficaz, que seja capaz de fazer com que o consumidor consiga distinguir as empresas que adotam práticas de RSE baseadas em valores e princípios éticos consistentes, daquelas que objetivam apenas a manipulação da imagem corporativa por meio de práticas fragmentadas, que não refletem as reais crenças e valores das instituições.
Ficha técnica:
O levantamento no Brasil teve como base uma amostra de 800 consumidores, com entrevistas presenciais em seus domicílios. Foram entrevistados adultos entre 18 e 69 anos, residentes nas oito principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Brasília. É importante destacar que as entrevistas foram realizadas antes da divulgação dos relatórios do IPCC em 2007. Assim, não incorporam os reflexos da grande cobertura do tema "aquecimento global" pela mídia.
Sobre a Market Analysis:
Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionados aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. Também é membro do Grupo IRIS de institutos de pesquisa, que fatura globalmente mais de 92 milhões de euros. A Market Analysis desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de Açúcar.
Para mais informações, acesse:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br/
Camila Linberger - clinberger@s2.com.br
Teresa Santos - teresa@s2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.