quarta-feira, 2 de abril de 2008

Shopping Piracicaba abre exposição comemorativa ao centenário da imigração japonesa

Fotos, painéis e peças históricas convidam os visitantes a uma verdadeira viagem à milenar cultura japonesa

O Shopping Piracicaba recebe, a partir desta terça-feira (01/04), em sua Praça de Eventos, a exposição fotojornalística “Centenário da Imigração Japonesa -1908-2008”, composta por quadros informativos, fotos, bandeiras, peças históricas e um espaço especial para a entidade assistencial Lírio da Paz, que comercializará bonsais, tendo ao lado um típico jardim japonês, criado pelo agrônomo João Chaddad Filho, a convite do Shopping Piracicaba.

Na entrada da exposição, a reprodução de um portal japonês convida os visitantes a conhecerem pontos turísticos, aspectos culturais e costumes orientais distribuídos em painéis fotográficos, quadros explicativos, bandeiras com inscrições japonesas e expositores com peças tradicionais/folclóricas.

Cássia Spinosa, gerente de Marketing do Shopping Piracicaba, explica que a exposição é rica em detalhes e ilustrações que retratam com fidelidade vários acontecimentos histórico-culturais como a chegada dos primeiros imigrantes, habitações típicas, costumes, pontos turísticos e manifestações artísticas como o ikebana e o origami. “É uma homenagem do Shopping Piracicaba ao centenário da imigração japonesa, que proporcionará aos visitantes a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a milenar cultura japonesa, seus costumes e tradições”, detalha.

Junto às fotos, painéis expositores trarão textos descritivos sobre a história do Japão, a história da imigração, relações Brasil-Japão, culinária e artes marciais, as casas tradicionais e kabuki, origami e ikebana, kirigami e shodo, saquê e kataná, imagens de Kyoto Gosho, Pavilhão Prateado, Castelo de Himeji, Memorial da Paz de Hiroshima, Pavilhão Dourado, Pagode Sensoji, Monte Fuji e Castelo Matsumoto.

Em cúpulas transparentes, os visitantes poderão observar exemplares de Kataná (arma padrão dos samurais e ninjas); Kabuto (capacete Samurai); Boneco Daruma (um dos mais populares talismãs de sorte no Japão); Samues (vestimenta típica para o dia-a-dia) e luminárias japonesas (feitas com armação de bambu e cobertas de papel ou de seda, usadas principalmente em ocasiões festivas).

Completando a exposição, um típico jardim japonês foi elaborado pelo arquiteto João Chaddad Filho, com exemplares de bonsais e seguindo a disciplina oriental na confecção deste tipo de paisagismo, marcado pela simetria, organização e mistura de elementos como plantas, pedras e folhagens.

ASPECTO SOCIAL – Quem visitar a exposição também terá a chance de colaborar com a Lírio da Paz, que comercializará várias espécies de bonsais. Toda a renda será revertida para os trabalhos assistenciais da entidade, que atende núcleos familiares com o suporte de cestas básicas e cursos profissionalizantes.

O bonsai é uma árvore, arbusto ou trepadeira lenhosa que, quando cultivado em vaso, apesar de ser de tamanho pequeno, expressa toda a beleza e o volume da planta em seu estado natural e, ao ser examinado, revela-se como uma abreviatura física e uma expressão artística da espécie encontrada na natureza. A palavra “Bonsai” é um ideograma japonês, cuja tradução literal significa “árvore plantada em bandeja”.
SERVIÇO:
Exposição “Centenário da Imigração Japonesa -1908-2008”
Praça de Eventos – Shopping Piracicaba
01 a 15 de abril
Informações: 3403.3833

Shopping Piracicaba
Avenida Limeira, 722
Telefone: (19) 3403.38.33
http://www.shoppingpiracicaba.com.br

Funcionamento:
Segunda a sábado - Lojas, Praça de Alimentação e lazer - 10 às 22 horas

Domingos e feriados
Praça de Alimentação e lazer - 11 às 22 horas
Lojas - 14 às 20 horas (facultativa a abertura a partir das 11 horas)

Assessoria de Imprensa do Shopping Piracicaba
Luciane Anhão (9789.5418) ou Marcelo Basso (9747.5586)
imprensa@shoppingpiracicaba.com.br
lucianhao@terra.com.br - marcetas@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.