quinta-feira, 22 de maio de 2008

Arte, Cultura e Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho), o programa CCBB Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promove, de 03 a 08 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que objetiva despertar reflexões sobre a sustentabilidade do planeta através de ações artísticas e educativas.

Urbanização acelerada, escassez de recursos naturais, mudanças no clima e a perda constante de biodiversidade e da sociodiversidade levam a população a discutir a sustentabilidade da vida no planeta.

Os problemas gerados pelo modelo civilizatório da Era Industrial, que se refletem hoje na desigualdade entre as nações, nos desequilíbrios sociais e na degradação do meio ambiente, mostram de forma inequívoca que não se pode mais pensar o desenvolvimento como questão exclusivamente local, e tampouco de curto ou médio prazo.

O progresso, nos dias atuais, passa pela redefinição do papel do Brasil no cenário internacional e regional. Ele não se poderá fazer sem inclusão social e respeito pelos recursos naturais; o fortalecimento das instituições e a participação de todos os cidadãos também são requisitos indispensáveis da construção do futuro pretendido.

A palavra de ordem, suscetível de sintetizar todas as faces do problema e fazer emergir a forma de vida que virá substituir o velho modelo, é sustentabilidade. A idéia do desenvolvimento sustentável é promover a harmonia entre essas partes, de modo a melhorar a qualidade de vida das populações, equilibrar o desenvolvimento socioeconômico entre os países, preservar e conservar o meio ambiente e controlar recursos naturais essenciais, como água e alimentos.

AÇÕES EDUCATIVAS - PROGRAMAÇÃO

Laboratório Aberto
Espaço aberto para experimentações plásticas que promovem reflexões sobre a sustenbilidade do Planeta.. Duração: aproximada de 30 min. Terça a sexta de 12h30 às 15h e 17h30 às 21h
Retalho Urbano Percepção e reconhecimento dos aspectos estruturais de uma cidade, através da criação de uma de suas partes, utilizando material previamente escolhido e relacionando-o aos conceitos inerentes ao meio ambiente urbano; por exemplo: iluminação – crescimento, sustentabilidade – leveza. Gravura Experimentação a partir da sucata como matriz para a técnica da gravura. O Meio Retrato Construção de personagem a partir da idéia do auto-retrato com a utilização de objetos descartáveis.

Videoclube
Explorando o universo do audiovisual, a partir do fragmento de um filme aliado a outras linguagens artísticas uma atividade que desperte o olhar para questões como sustentabilidade, aquecimento global, reciclagem, entre outros. Duração: 60 min. Terça às 17h30 Sábado e domingo às 17h

Sessão Criança
Microcosmo (Microcosmo: Le Peuple de l`Herbe), de Claude Nuridsany e Marie Pérennou. França, 1996. Documentário que utiliza micro-câmeras que captam o maravilhoso mundo natural que se esconde por cima das plantas e por debaixo da terra e da água. Duração: 80 minutos Sábado e domingo às 14h

Contação de História
Em Cantos e Contos abre as portas do mundo das histórias da literatura e da tradição oral, em performances musicais e teatrais. As sessões possuem um horário especial para adultos e outro para as famílias. Na programação especial da Semana do Meio Ambiente, a equipe resgata histórias da cultura popular.

Em Cantos e Contos Famílias A lenda do Uirapurú e a lenda do João-de-barro. Na primeira história, Maíra é uma indiazinha corajosa que é transformada em pedra por uma feiticeira poderosa. Na segunda, Potira e Tajura são dois índios guaranis que lutam por seu amor. Duração: aproximada de 30 min. Quinta, sábado e domingo às 16h.

Em Cantos e Contos Adultos Crônicas de Lima Barreto A Derrubada e O Cedro de Teresópolis. A percepção crítica do jornalista Lima Barreto sobre as mudanças no cenário urbano do Rio de Janeiro do início do século XX. Duração: aproximada de 30 min. Sábado e domingo às 17h30
Bisbilhoteca Experiências de aproximação entre o público e o universo da Literatura. Nesta semana, inspiramo-nos no universo do haikai e convidamos o público a criar pequenos poemas que funcionarão como instantâneos do nosso meio ambiente. Duração: aproximada de 30 min. Terça a sexta às 12h e 18h. Sábado e domingo às 12h.

Musicando Vamos desvendar o universo do boi-bumbá, festejado em todo o Brasil, explorando os seus cantos com a utilização de instrumentos musicais e do próprio corpo. A intervenção do homem sobre o meio em que vive é apresentada na história da morte e ressurreição do boi. Duração: 60 min. Sábado e domingo às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.