A Fazu fechou uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano passado, para desenvolver uma pesquisa em melhoramento genético de soja.
A cooperação oportunizou aos alunos de Agronomia da instituição a participação em estágios no Programa de Melhoramento da Soja da UFU, que visa desenvolver novas variedades do grão.
Hoje, a Fazu também conta com a colaboração da Epamig-Uberaba, que apóia acadêmicos em estudos e estágios.
Interessados no Programa, alguns universitários criaram o Grupo de Estudos em Melhoramento de Plantas da Fazu (GEMEP), hoje, formado por Anaísa Kato, Fabiano Bisinotto, Diogo Aristóteles, Eduardo Guerra, José Arantes Júnior, Gustavo Alvarenga, Fernando Augusto Cunha, Plínio César de Lima, Vinícius Oliveira Rezende e Eduardo Willian.
O grupo é coordenado pela professora Sybelli Espindola. De acordo com Sybelli, o grupo se reúne toda semana para discutir o tema e propor ações de extensão acadêmica. Este mês, dia 15 de maio, o GEMEP promove o I Workshop em Melhoramento Genético da Soja.
O evento terá a participação dos pesquisadores Dr. Luís Fernando Alliprandini, da empresa Monsanto do Brasil, e Dra. Maria Eugênia Lisei de Sá, da Epamig-Uberaba. O grupo de estudos instalou o primeiro ensaio de Competição de Linhagens de Soja na Fazenda Escola da Fazu, no final do ano passado. A partir desse ensaio foram aprovados quatro projetos de iniciação científica pelo Programa PIC/PIBIC 2007/02. Segundo Sybelli, os membros do grupo atuam diretamente na condução e avaliação dos experimentos instalados no campo.
“Eles também desenvolveram mais quatro novos projetos já enviados para apreciação no programa PIC/PIBIC 2008/01”, informa.
O Programa de Melhoramento da Soja está inserido nas ações do Arranjo Produtivo Local de Biotecnologia do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (APL). Com isso, os alunos da Fazu tiveram a oportunidade de participarem de visitas técnico-científicas às empresas mineiras e algumas instituições de biotecnologia. Recentemente, eles conheceram a Fundação BIOMINAS - instituição privada que promove o desenvolvimento de bionegócios no Brasil e integra uma importante rede de relacionamentos nacional e internacional que facilita a identificação de projetos de pesquisa com potencial para gerar novos negócios.
Mais informações pelo e-mail gemep@fazu.br ou pelo telefone (34) 9136-9871.
Isabela AvelarAssessoria de Comunicação
imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
http://www.fazu.br/
imprensa@fazu.br
FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba
http://www.fazu.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.