Formado por jovens das comunidades de Acari e Parque Colúmbia, o grupo, apoiado pelo Instituto C&A, concorre aos títulos de Revelação e Melhor Grupo Instrumental
São Paulo, maio de 2008 — A orquestra de câmara AcariOcamerata, que nasceu na comunidade de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi indicada em duas categorias da sexta edição do Prêmio TIM de Música, que será entregue no próximo dia 28 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os jovens de 16 a 38 anos de idade, comandados pelo maestro pernambucano Caio Cezar, que formam a AcariOcamerata, concorrem nas categorias Revelação e Melhor Grupo Instrumental.
A orquestra de câmara é formada essencialmente por instrumentos de música popular, como bandolim, cavaquinho, violão e viola caipira, e tem como foco a interpretação de obras clássicas de compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Guerra-Peixe.
O grupo surgiu na Escola Municipal Alexandre de Gusmão, em Acari, na qual a maioria dos integrantes estuda ou estudou. Ali foi criado o projeto social "Centro de Ópera Popular de Acari", com o apoio do Instituto C&A, que desde 2001 contribui com as iniciativas culturais e pedagógicas da organização. O projeto social, desenvolvido pela pedagoga Avamar Pantoja e pelo maestro Caio Cezar, inclui oficinas de canto, dança, teatro e instrumentos musicais. O Instituto C&A também levou para a organização o Programa Prazer em Ler, que visa a promover a formação de leitores e a desenvolver o gosto pela leitura junto às crianças e adolescentes. Atualmente, 79 instituições sociais participam do Programa Prazer em Ler, em todo o Brasil.
Carreira artística
Com o fomento cultural oferecido pelo Centro de Ópera Popular de Acari e o interesse crescente dos alunos, o projeto foi ampliado e transferido para um novo espaço na comunidade de Acari. Alguns alunos se destacaram nas oficinas e, com o esforço do maestro, foi criada a orquestra AcariOcamerata.
Hoje, todos os integrantes da orquestra, além de músicos, atuam como professores das oficinas do Centro de Ópera Popular. O grupo já se apresentou na Mostra Internacional de Olinda, ao lado de músicos consagrados como Egberto Gismonti — que se tornou padrinho da orquestra —, na Premiação do Comitê Olímpico Brasileiro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros eventos.
Neste ano, foi lançado seu primeiro CD, “AcariOcamerata”, gravado pelo Selo Rádio MEC. O CD contou com as participações de Ana de Oliveira, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira; David Chew, 1º cello da Orquestra Sinfônica Brasileira; Toninho Carrasqueira; Mário Sève; Davi Ganc; Eugene Friesen; e Egberto Gismonti.
A AcariOcamerata é formada por: bandolim (André Cesari), cavaquinhos (Bruno Carvalho e Eduardo Duque), violões (Carlos Oliveira e Davi Menezes), violas caipiras (Iuri Nascimento e Edmilson Abreu), contrabaixo acústico (André Gomes), percussão (Sílvio Sanuto) e flauta (André Paiva).
Ópera em Acari
O projeto "Centro de Ópera Popular de Acari" também montou o Coro da Ópera de Acari, formado por 17 jovens e dirigido pelo regente André Paiva. O coro também aborda canções populares, folclóricas e eruditas brasileiras, além de árias de óperas. Em 2009, aliando o coral e a orquestra de câmara, o projeto pretende estrear a primeira ópera de Acari, composta pelo poeta e dramaturgo Ariano Suassuna.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto concebe, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é fundado logo depois da inauguração de loja da rede. Assim, a organização está presente em todos os locais onde existe uma loja C&A. Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 55 milhões em 1,3 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A, que conta com a participação de 3 mil voluntários.
Máquina da Notícia
Agência de Comunicação da C&A
Adriana Vera e Silva
Rení Tognoni
Maira Sester
André Moraes
Agência de Comunicação da C&A
Adriana Vera e Silva
Rení Tognoni
Maira Sester
André Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.