sábado, 31 de maio de 2008

Parceria luso-brasileira realiza leilões de gado em Angola

São Paulo, 30 mai (Lusa) - A associação entre uma empresa brasileira e outra portuguesa está permitindo a realização de leilões de gado em Angola, em uma iniciativa inédita desde o fim da guerra civil no país africano.

O primeiro leilão realizado pela brasileira Nova Leilões e pelo grupo português Muguidjana aconteceu no início de abril, em Luanda, com a venda de 200 cabeças das raças zebuínas Brahman, Guzerá e Nelore.

A arrecadação de US$ 1,8 milhão foi mais do que o dobro do inicialmente previsto pelos organizadores, destacou à Agência Lusa o diretor da Nova Leilões, José Eduardo Matuck.

"O resultado foi muito bom e já estamos pensando em um segundo leilão no início de 2009, ou talvez ainda este ano", disse Matuck.

O responsável destacou que o objetivo dos leilões é incentivar, com o apoio do governo local, o retorno da pecuária bovina a Angola, que será utilizada no futuro para abastecer o mercado interno, substituindo as importações de carne sul-africana.

Eduardo Matuck disse que a recomposição do gado bovino angolano abre uma janela de oportunidades para os empresários ligados ao setor agrícola.

"Não é apenas vender os bovinos, é preciso também oferecer serviços de assistência técnica e de acompanhamento especializado aos futuros produtores angolanos", afirmou.

O diretor da Nova Leilões ressaltou que os animais brasileiros vão se adaptar muito bem ao clima angolano, uma vez que o Brasil "está geograficamente posicionado em linhas climáticas semelhantes a Angola".

"Além disso, as gramíneas consumidas pelos bovinos no Brasil são de origem africana, o que garante que nossos animais vão se desenvolver muito bem por lá", destacou.

Entre os criadores brasileiros convidados, um dos destaques do leilão foi a atriz Regina Duarte, que levou um macho e duas fêmeas de seu rebanho Brahman. O macho foi vendido por US$ 70 mil.

Com 18 meses de atuação no mercado brasileiro, a Nova Leilões promoveu mais de 90 eventos no ano passado, tendo vendido 3 mil animais de raças bovinas, eqüinas e ovinas.

A Muguidjana Agropecuária, controlada pelo grupo português Thanda Vantu, detém quatro propriedades rurais, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com cerca de 25 mil bovinos.

No ano passado, o grupo português exportou 3.300 bovinos do Brasil para Angola, sendo que a meta é atingir 50 mil no espaço de cinco anos.

Em Angola, os bovinos serão distribuídos entre as propriedades que o grupo português mantém nas províncias de Kuanza Sul e Malange.

Os bovinos exportados para Angola saíram da fazenda na cidade de Glicério, no interior de São Paulo, unidade responsável pelas pesquisas de melhoria genética do grupo português.
Fonte: Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.