sexta-feira, 2 de maio de 2008

Prefeito visita obras da ETE

O prefeito Anderson Adauto vistoriou nesta quarta-feira (30) a Estação de Tratamento de Esgoto para avaliar o andamento das obras que integram o escopo do projeto Água Viva. A ETE Rio Uberaba – Francisco Velludo- compõe o Água Viva na forma de contra partida do município ao financiamento de R$ 17,2 milhões junto ao Banco Mundial.

Adauto foi acompanhado do presidente do Codau, José Luiz Alves, que informou sobre a previsão para final de Junho de realização de testes do sistema de ar difuso, equipamentos que permitirão a oxigenação nas lagoas aeradas e facultativas.

O prefeito encerrou a semana de visitas à ETE, aberta com uma comitiva de diretores e associados da Aciu, além dos vereadores Massuó Machyama e Waldir Vilela. O presidente da Aciu Karim Abud Mauad ficou entusiasmado com a dimensão da Estação, afirmando que apesar de ser engenheiro e ter noção da obra através das fotos e vídeos, admirou-se com a grandiosidade da ETE Rio Uberaba.

Ali, a partir deste ano, serão processados 74% dos esgotos coletados na cidade, oriundos da bacia do córrego das Lages. Karim Abud observou que Uberaba dará um salto de qualidade. ‘Essa obra fantástica é o resgate histórico do Codau. A minha geração lembra bem das visitas que fazíamos na Estação de Tratamento de Água e agora a ETE resgata essa história que marcou a vida estudantil de muitos uberabenses’, completou.

O professor Mauro Barbosa do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba inclusive adiantou que formará um grupo de universitários para a visita na fase ainda de obras da estação. ‘Conhecer o processo desde sua concepção é fundamental para avaliar o conjunto da ETE após a sua conclusão’, disse ele.

O comerciante Francisco Luiz de Carvalho, o associado mais antigo da Aciu, também presente na visita desta semana, ressaltou que estava ansioso para conhecer de perto o futuro sistema de tratamento de esgotos do rio Uberaba. ‘Achei maravilhosa, não esperava que fosse tão grandiosa. Uberaba, que já é conhecida, ficará ainda mais famosa’, sentenciou ele.

José Luiz aproveitou para mostrar o projeto de educação ambiental que o Codau preparou para recepcionar alunos do ensino fundamental na ETE. Uma sala de aula foi montada para recepcionar os visitantes. Dois monitores ambientais repassam as explicações básicas sobre a tecnologia a ser utilizada na estação, além de exibirem o filme animado da Turma da Clarinha, completando assim, o programa com informações sobre o ciclo da água, uso racional dos recursos hídricos e as formas de tratamento da água e do esgoto. Um gibi, com o mesmo conteúdo do filme, também é entregue para cada estudante. Depois, os alunos ainda passeiam pela obra dentro de um ônibus, onde o acesso com segurança é permitido.

Edna Costa
Assessoria de Comunicação do Codau
URA 30.04.08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.