terça-feira, 3 de junho de 2008

Amur reúne representantes das comunidades rurais

Encontro define as necessidades e as sugestões das mulheres para apresentação do documento oficial
As representantes das 17 comunidades rurais, denominadas delegadas, eleitas para participar do 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres Rurais de Uberaba se reuniram, nesta semana, com a Comissão Central do Fórum, para compatibilizar as propostas oriundas das comunidades rurais que irão compor o documento oficial que será votado durante o evento.

Para a coordenadora da Comissão Central do Fórum, Maria Alice Oliveira Dias, um dos pontos altos do projeto foram as reuniões preparatórias nas comunidades rurais. Durante dois meses, as equipes de Mobilização Social, que conta com integrantes da Amur, Uniube e Emater, visitaram as comunidades para discutir os quatro eixos temáticos: Educação; Autonomia e Igualdade no Mundo do Trabalho; Saúde; e Enfrentamento à Violência.

“Em cada encontro as mulheres rurais tiveram vez e voz. Compartilharam seus conhecimentos, suas necessidades e potencialidades. Nessa reunião as delegadas puderam constatar que grande parte das necessidades são semelhantes nas diversas comunidades”, comenta Maria Alice. Marisa Hermano, produtora rural na Comunidade de Santa Rosa, participa deste evento com o objetivo de discutir melhorias e levar conhecimentos para a região onde ela atua.

“Se a gente não for atrás dos interesses de nossa comunidade, ninguém vem bater na nossa porta”, desabafa Marisa. Mara Aparecida da Silva é comerciante e presidente da comunidade de Serrinha. Segundo ela, duas mil pessoas residem na comunidade. “Representar as mulheres da minha região é uma grande responsabilidade, afinal a gente quer benefícios e melhorias para nossa comunidade não só hoje, mas também para o futuro de nossos moradores”.

A participação das delegadas nesta reunião foi de suma importância para definir quais as propostas de políticas públicas para as mulheres rurais que serão apresentadas e votadas durante o Fórum. “A presença maciça das delegadas das comunidades rurais já é uma resposta ao trabalho que estamos executando nas comunidades.

O interesse pelos temas e a participação das mulheres é muito importante para que o evento alcance o objetivo que idealizamos” ressalta a presidente da Amur, Ilza Helena Kefalás Oliveira. O 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres Rurais de Uberaba, será realizado no dia 14 de junho, em parceria com a Emater/MG, Fazu e Uniube. Conta também com o apoio da Prefeitura de Uberaba, Governo Federal e colaboração do Governo de Minas, além de outros patrocinadores.

AMUR
Ana Cristina Marquez
Graziella Tavares dos Santos
Mara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.