terça-feira, 3 de junho de 2008

Coca-Cola Brasil faz balanço de ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Redução de consumo de água do Sistema em todo o País é exemplo para a companhia no resto do mundo

Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras reflorestará margens de rios com o replantio de 3,3 milhões de árvores

Reciclou, Ganhou já contabiliza apoio a 37 cooperativas de reciclagem em 24 estados do Brasil

A Coca-Cola Brasil tem muito a comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente. Os índices de consumo de água nas fábricas estão caindo progressivamente, o programa Reciclou, Ganhou aumentou seu escopo de atuação, e o Água das Florestas Tropicais Brasileiras está em linha direta com a grande meta da The Coca-Cola Company, que é tornar-se uma empresa “neutra” no consumo de água.

O uso eficiente e racional da água é uma prioridade para a Coca-Cola Brasil, que desenvolveu um plano de ação para reduzir o consumo, evitar o desperdício, promover a reutilização, buscar fontes alternativas de captação – como a chuva – e gerenciar os riscos em recursos hídricos nas suas operações. Alinhado com o Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola – o eKOsystem –, este plano de gerenciamento faz parte do Programa Água Limpa, criado em 1995, que antecipou ações na busca da melhoria da gestão da água no Sistema Coca-Cola Brasil.

A grande meta da The Coca-Cola Company é tornar-se uma empresa “neutra” no consumo de água, a partir de ações alinhadas com as diretrizes dos três Rs: reciclar a água utilizada (ETEs – Estação de Tratamento de Efluentes), reduzir o consumo de água (buscando fontes alternativas, como a captação de chuva) e repor a água que consome, por meio de ações compensatórias, como o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras.

Iniciado em 2007, na região da Serra do Japi, Alto Tietê, no estado de São Paulo, este programa vai promover a recuperação das bacias hidrográficas por meio do reflorestamento de matas ciliares. Serão plantadas 3,3 milhões de árvores da vegetação ciliar nativa da Mata Atlântica.

Em 2007, o Sistema Coca-Cola Brasil superou a meta de 2,19 litros de água por litro de bebida produzida – o consumo médio das 36 plantas brasileiras foi de 2,10 litros de água/litro de bebida. Um volume 5% menor que o de 2006, quando o consumo foi de 2,21 l/l. Com essa redução, o Sistema Coca-Cola Brasil deixou de captar 5% do volume de água bruta que precisaria captar – o que equivale a 960 milhões de litros, volume de água suficiente para abastecer 3.100 famílias de quatro pessoas, por um ano. “A meta é chegar, até 2012, a 1,7 litro de água consumido por um litro de bebida produzido”, diz o Diretor de Meio Ambiente José Mauro de Moraes.
Reciclou, Ganhou

Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa, operado em parceria com os fabricantes regionais, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores. O Reciclou, Ganhou apóia 37 cooperativas em 24 estados e a meta é chegar a todos os estados brasileiros até meados de 2009. Desde 1996, o programa já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (51%).

Sistema Coca-Cola Brasil O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, uma linha com mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Para saber mais, visite o site www.institutococacola.org.br.

Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil
Andréa Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.