domingo, 20 de julho de 2008

Território Noroeste de Minas recebe Mutirão de Documentação

Chegou a vez dos municípios do Território da Cidadania do Noroeste de Minas serem atendidos pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Nove cidades irão receber o mutirão, que emite gratuitamente documentos civis básicos, como Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Esta etapa da documentação vai de 22 a 31 de julho e irá percorrer Santa Fé de Minas, São Romão, Pintópolis, Chapada Gaúcha, Arinos, Urucuia, Riachinho, Bonfinópolis e Brasilândia de Minas. A expectativa é atender 4 mil trabalhadores rurais.

Durante os mutirões são emitidos também Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses documentos possibilitam o acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.

O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, criado em 2004, é promovido pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas (MDA/MG) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), prefeituras e sindicatos dos trabalhadores rurais, Instituto de Identificação do Estado, do INSS e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Desde sua criação, em Minas Gerais já foram emitidos mais de 92 mil documentos. Só este ano, os mutirões já entregaram 18,9 mil documentos no estado.

Nos dias de Programa de Documentação, as beneficiárias também recebem orientações sobre direitos e políticas públicas. Mesmo direcionados prioritariamente às mulheres trabalhadoras rurais, os homens também podem participar dos mutirões.

Serviço
22/07 – Santa Fé
23/07 – São Romão
24/07 – Pintópolis
25/07 – Chapada Gaúcha
27/07 – Arinos
28/07 – Urucuia
29/07 – Riachinho
30/07 – Bonfinópolis
31/07 – Brasilândia de Minas

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
Ricardo Schmitt
comunicacaosocial@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.