quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Jornalistas brasileiras ganham concurso interamericano sobre o problema do tabagismo

Quinta Edição do Prêmio de Jornalismo “Vital Air”

Fernanda D'Avila, repórter da Rádio Bandnews FM, foi eleita pelo júri, que destacou sua série de reportagens e entrevistas sobre prejuízos à saúde causados pelo tabagismo e as iniciativas de controle.

Lígia Formenti, de O Estado de S. Paulo, ganha menção especial

São Paulo, Brasil - A repórter Fernanda D´Avila, da Rádio Bandnews FM, de São Paulo, Brasil, foi a vencedora da Quinta Edição do Concurso InterAmericano de Jornalismo “Vital Air” sobre o Problema do Tabaco.

Este é um reconhecimento da Fundação InterAmericana do Coração à imprensa, que busca ressaltar a importância da cobertura jornalística para abordar esta epidemia, responsável pela morte de milhares de latino-americanos por dia.

Promovido pela Fundação InterAmericana do Coração, pela Organização Panamericana de Saúde, pela Framework Convention Alliance e pela Aliança de Controle do Tabagismo – ACT, é a segunda vez que o concurso inclui a participação do Brasil.

Foram avaliados os melhores trabalhos de jornalismo desenvolvidos sobre a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, o tratado internacional da Organização Mundial da Saúde, e temas relacionados, como a proibição da publicidade do tabaco, medidas de proteção para evitar a exposição ao tabagismo passivo, o controle do contrabando, as repercussões sanitárias e econômicas do consumo do tabaco, etc.

Para esta versão, participaram jornalistas de imprensa escrita, Internet, rádio e televisão, com matérias publicadas ou divulgadas entre 1º de janeiro de 2007 a 30 de junho de 2008

Fernanda D´Avila trabalhou durante seis anos na rádio Eldorado AM de São Paulo, na produção de jornais e na reportagem. Antes, na Eldorado FM, participou da produção de programas musicais e noticiários. Está na Rádio BandNews FM desde o início do projeto, em maio de 2005, onde atuou na produção e na coordenação do noticiário. Desde dezembro de 2007 apresenta os jornais nacionais da Rede BandNews FM no período vespertino. Em 2008, realizou duas séries de reportagens especiais sobre o tabagismo no Brasil, destacando as políticas de combate ao fumo no país e os tratamentos para a doença.

O júri responsável pela análise dos trabalhos foi formado por especialistas em controle do tabagismo, jornalismo e relações públicas. Participaram como jurados, para o Brasil, Tânia Cavalcanti, diretora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo; Vera Luiza da Costa e Silva, consultora sênior da OMS; e Antônio Carlos da Cunha, editor do Jornal do Commercio. Outros jurados foram Pedro Garcia, do Chile; Yul Dorado, da Colômbia; Patricia Ayala, dos Estados Unidos; Eduardo Bianco, do Uruguai, Claudio Jehin, da Argentina; Gustavo Giraldo e Ricardo Córdova, do México; e Francis Thompson, do Canadá.

Os trabalhos foram apresentados por jornalistas da Argentina, Barbados, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Uruguai e Venezuela. Os jurados verificaram que os trabalhos cumpriram com todos os requisitos exigidos pela organização do concurso e decidiu por unanimidade outorgar os seguintes prêmios:

Prêmio Categoria Geral
Fernanda D'Avila, repórter da Rádio BandNews FM, do Brasil, com sua reportagem de maio de 2008, intitulada:

Tabagismo
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/5570_96216799.mp3 )

Vencedores por categorias

Prêmio de Jornalismo Escrito:
Primeiro lugar: Sebastián Rios, jornalista de La Nación, da Argentina, com sua reportagem publicada em maio de 2008, intitulada:
“Daña Media Hora de Tabaquismo Pasivo”
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/9122_65382352.pdf )

Menção Especial:
Ligia Formenti, jornalista de O Estado de São Paulo, do Brasil, com sua reportagem de março de 2008, intitulada:
“Fumantes Custam R$ 338 Mi ao SUS e Preço Baixo do Maço Ameaça Combate ao Tabagismo”
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/4597_35704582.pdf )

Prêmio de Rádio:

Primeiro lugar:
repórter da Rádio BandNews FM, do Brasil, com sua reportagem de maio de 2008, intitulada:
Tabagismo
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/5570_96216799.mp3 )

Menção Especial:
Raúl Ponce de León, repórter da Rádio SARANDI 690 AM, do Uruguay, com sua reportagem transmitida em junho de 2008, intitulada:“Programa Especial Sobre El Tabaco”
Parte 1
(http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/080709PoncedeLeonPt1.mp3)

Parte 2
(http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/080709PoncedeLeonPt2.mp3)

Parte 3
(http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/080709PoncedeLeonPt3.mp3)

Parte 4
(http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/080709PoncedeLeonPt4.mp3)

Prêmio de Televisão:
Primeiro lugar: Jennifer Barreto, repórter de Noticias Caracol, da Colômbia, com sua reportagem transmitida em maio de 2008, intitulada:
“La Nicotina es 10 Veces Más Adictiva Que la Cocaina y la Heroína"
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/1585_17818694.wmv )

Menção Especial:
Andrea Duplá, repórter de Noticero Canal 9, da Argentina, com sua reportagem transmitida em agosto de 2007, intitulada:“El Vicio Adolescente”
(Não disponível em formato eletrônico)

Prêmio de Internet:
Primeiro lugar: Naísa Modesto, jornalista de Jornal Carreira & Sucesso, do Brasil, com sua reportagem publicada em maio de 2008, intitulada:
“Tabaco: As Armadilhas Que Você Não Vê”
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/6105_75968910.pdf )

Menção Especial: Bruno Geller, jornalista da Agencia De Noticias Científicas Y Tecnológicas Del Instituto Leloir, da Argentina, com sua reportagem publicada em maio de 2008, intitulada:
“El Convenio Marco Para El Control Del Tabaco Sigue Esperando Ser Ratificado”
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/brunogellertrabajoperiodistico.pdf )

Prêmio local para Barbados: Cheryl Springer, jornalista de Stabroek News, da Guiana, com sua reportagem publicada em maio de 2008, intitulada:
“Smoking Kills”
(
http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/080728cherylspringersmokingkills.pdf )

O júri teve acesso a cada um dos trabalhos para tomar a decisão final. Os resultados consideraram a forma como se abordou o tema, a originalidade e os recursos jornalísticos utilizados. Os trabalhos participantes podem ser acessados no site da Fundação InterAmericana do Coração:


http://www.interamericanheart.org/docs/concurso/5thJournalismContestFinalRosterWeb.doc
A

Fundação InterAmericana do Coração agradece e felicita todos os jornalistas e meios de comunicação que tenham participado neste projeto e os convida a seguir desenvolvendo matérias sobre o tema para a versão 2009 do concurso.

Para nós, o principal prêmio é a enorme ajuda que os meios de comunicação podem nos dar ao divulgar informações sobre uma epidemia legal, de enorme alcance e impacto.

Acontece Comunicação
Chico Damaso ou Monica Kulcsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.