A IBM e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com a Nokia, Pitney Bowes e Sony, fundam o EPC (Eco-Patent Commons)
São Paulo, 15 de janeiro de 2008 - Membros líderes da comunidade corporativa uniram-se em um esforço pioneiro para ajudar o meio-ambiente, entregando ao domínio público diversas patentes inovadoras e ambientalmente responsáveis.
A disponibilidade destas patentes estimulará pesquisadores, empreendedores e empresas de todos os tamanhos e de qualquer segmento de mercado a criar, aplicar e desenvolver seus produtos, processos e serviços de modo a ajudar a preservar e respeitar o meio-ambiente.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e a IBM, apontada pelo IFI Claims como a líder no registro de patentes nos Estados Unidos pelo 15° ano consecutivo, estão iniciando este esforço em parceria com Nokia, Pitney Bowes e Sony. O portfólio de patentes já empenhado, denominado "Eco-Patent Commons", está disponível em um Web site público e exclusivo para esse fim, hospedado pelo WBCSD (http://www.wbcsd.org/web/epc).
As patentes empenhadas ao “Eco-Patent Commons”, originalmente propostas na conferência Global Innovation Outlook (GIO) da IBM, apresentam inovações concentradas nas questões ambientais e também em processos industriais ou de negócios em que a solução fornece um benefício ambiental. Por exemplo, uma empresa pode empenhar uma patente para um processo industrial que reduza a geração de resíduos perigosos, ou o consumo de energia e água. Já uma outra patente poderá compreender uma solução de compra ou logística que possa reduzir o consumo de combustível.
Os exemplos dos benefícios ambientais esperados para essas patentes incluem:
A conservação de energia ou melhorias na eficiência energética ou de combustíveis
A prevenção da poluição (redução de fontes geradoras e de resíduos)
O uso de materiais ou substâncias ambientalmente preferíveis
A redução no uso da água ou de materiais
Ampliação das oportunidades de reciclagem
“O Eco-Patent Commons oferece uma oportunidade de liderança única e significativa para as empresas fazerem a diferença, compartilhando as suas inovações e soluções em defesa do desenvolvimento sustentável”, diz Bjorn Stigson, Presidente do WBCSD. “O Eco-Patent Commons também oferece uma oportunidade para as empresas e outras entidades identificarem áreas de interesse comum e estabelecerem novos relacionamentos que possam levar a um desenvolvimento nas tecnologias patenteadas e em outras áreas”.
“A inovação para tratar de questões ambientais exigirá tanto a aplicação de tecnologia como também novos modelos para o compartilhamento da propriedade intelectual entre empresas em diversos segmentos de mercado”, diz Dr. John E. Kelly III, Vice-Presidente Sênior e Diretor da IBM Research. “Como líder em patentes nos EUA por 15 anos consecutivos, com 3.125 patentes publicadas em 2007, a IBM está entusiasmada em disponibilizar suas patentes e colocá-las a serviço do meio-ambiente. Além de permitir que novos participantes se comprometam com a preservação ambiental, a livre troca de propriedade intelectual acelerará o trabalho no próximo nível de desafios ambientais. Nós encorajamos fortemente outras empresas a contribuir para o Eco-Patent Commons”.
A associação ao Eco-Patent Commons é aberta a todos os indivíduos e empresas que contribuam com uma ou mais patentes. Fica a critério de cada organização a seleção e a submissão das patentes a serem empenhadas. As empresas fundadoras e o WBCSD convidam outras empresas interessadas a se tornarem membros e a participarem desta iniciativa promovendo a inovação e a colaboração para ajudar a proteger o planeta.
O Eco-Patent Commons foi originalmente proposto na conferência Global Innovation Outlook (GIO) da IBM, que reuniu centenas de líderes empresariais, políticos, acadêmicos e de entidades sem fins lucrativos para discutir desafios sociais e de negócios, demonstrando o poder e os benefícios de modelos de inovação colaborativa e aberta.
As empresas membro do Eco-Patent Commons emitiram as seguintes declarações:
Donal O’Connell, Diretor de Propriedade Intelectual da Nokia disse: “As questões ambientais têm grande potencial para nos ajudar a descobrir a próxima onda de inovações, já que nos induzem a pensar diferentemente sobre como fazemos, consumimos e reciclamos os produtos. Pela Nokia, submetemos uma patente desenhada para ajudar as empresas a reutilizar com segurança telefones celulares antigos, transformando-os em novos produtos, como câmeras digitais, dispositivos para monitoramento de dados ou outros itens eletrônicos. Reciclar o poder computacional de telefones celulares desta maneira poderá aumentar significativamente o reuso de materiais na indústria eletrônica”.
Angelo Chaclas, Vice Presidente & Conselho Geral dos Deputados, Propriedade Intelectual e Legislação Tecnológica da Pitney Bowes, afirmou: “O Eco-Patent Commons oferece uma estrutura efetiva para desenvolver e tornar disponíveis tecnologias que combatem as mudanças climáticas e reduzem a emissão de dióxido de carbono. Nosso objetivo com o Eco-Patent Commons é promover a expansão de tecnologias que tornem a conservação e a preservação ambiental uma prioridade.”
Hidemi Tomita, Gerente Geral do departamento de Responsabilidade Social Coportativa da Sony, disse: “Este é o momento para as empresas unirem esforços para proteger o ambiente mais eficazmente, ao invés de tentar solucionar as questões sozinhas. Nós realmente acreditamos que este esforço conjunto representará um passo significativo e ajudará a transferir idéias e tecnologias inovadoras entre os diversos segmentos de mercado e além das fronteiras dos países desenvolvidos. Estamos entusiasmados para lançar essa plataforma e compartilhar tecnologias que resultarão em mudanças positivas no meio-ambiente”.
Sobre a IBM
A IBM se esforça para liderar a criação, o desenvolvimento e a produção das mais avançadas tecnologias da informação, e as traduz em valor para os clientes através de seus serviços e soluções. O empenho de patentes da IBM para o Eco-Patent Commons é consistente com os compromissos que a IBM fez anteriormente em não pleitear direitos de propriedade intelectual para centenas de patentes envolvendo a interoperabilidade de software e as comunidades relacionadas a padrões abertos, saúde e educação. Também é consistente com o comprometimento de longo prazo da IBM com a liderança na proteção ambiental.
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
Sobre a Nokia
A Nokia é a líder mundial em mobilidade, conduzindo a transformação e o crescimento dos segmentos convergentes de Internet e comunicações. Produz uma grande variedade de dispositivos móveis e oferece às pessoas experiências em música, navegação, vídeo, televisão, imagens, jogos e mobilidade de negócios. A Nokia também fornece equipamentos, soluções e serviços para redes de comunicações.
Sobre a Pitney Bowes
A Pitney Bowes é uma empresa de tecnologia de mailstream que ajuda as organizações a gerenciar o fluxo de informações, correspondências, documentos e pacotes. Seus 35.000funcionários entregam tecnologia, serviços e inovação para mais de dois milhões de clientes em todo o mundo. A empresa foi fundada em 1920 e atualmente seu faturamento anual é de US$ 5,9 bilhões. Mais informações estão disponíveis em www.pb.com.
Sobre a Sony
A Sony Corporation é a fabricante líder em produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicações, dispositivos-chave e de tecnologia da informação para os mercados profissional e de consumo. Com suas músicas, fotos, entretenimento e negócios on-line, a Sony está exclusivamente posicionada para ser a principal empresa de entretenimento pessoal de banda larga no mundo. A Sony registrou vendas anuais consolidadas de aproximadamente US$ 70 bilhões para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2007. Web site mundial da Sony: http://www.sony.net/
Sobre o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) reúne cerca de 200 empresas internacionais em um compromisso conjunto para o desenvolvimento sustentável através do crescimento econômico, equilíbrio ecológico e progresso social. Seus membros são provenientes de mais de 30 países e de 20 importantes setores da economia. O WBCSD também se beneficia de uma rede mundial de cerca de 60 conselhos nacionais e regionais de negócios e organizações parceiras. Sua missão é prover a liderança de negócios como um catalisador para mudanças em direção ao desenvolvimento sustentável, bem como apoiar a licença de negócios para operar, inovar e crescer em um mundo crescentemente moldado por questões de desenvolvimento sustentável.
Assessoria de Imprensa - In Press Brodeur
Atendimento: Aline Tolentino
aline.tolentino@brodeur.com.br / (11) 3323-1607
Diretora de Atendimento: Deborah Gelwan
deborah.gelwan@brodeur.com.br / (11) 3323-3755
Relacionamento com Imprensa – IBM
Gerência: Christiana Cardoso
chrisf@br.ibm.com / (11) 2132-3140
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.