sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Postos especiais vão reforçar a vacinação contra febre amarela neste sábado

Postos especiais vão intensificar a vacinação contra a febre amarela no sábado, dia 12, no Terminal Central e Praça Tubal Vilela, das 8h às 17h, e no Carrefour, das 8h às 22h. Os distritos de Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e Tenda do Moreno também entram nesta operação de reforço e seus moradores, incluindo os da zona rural, poderão ser vacinados das 8h às 16h, nos Postos de Saúde da Família. Já os servidores públicos municipais terão a oportunidade de imunizar-se amanhã, dia 11, e nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, no Posto de Saúde do Centro Administrativo, das 13h às 17h.

Quem passar pelos postos especiais de vacinação receberá informações sobre todos os programas desenvolvidos pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. No local, as pessoas poderão aferir pressão arterial, fazer o cálculo do índice de massa corporal, além de obter informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e controle da dengue.

A vacina vale por dez anos

O Programa Municipal de Imunização informa que a vacina contra a febre amarela vale por dez anos e que quem se vacinou neste período não precisa imunizar-se novamente. Todas as crianças a partir dos nove meses de idade também devem ser vacinadas. Apenas as gestantes, alérgicos a ovo e pessoas que estão usando imunossupressores (corticóide) não podem receber a medicação. Nos dias úteis, a vacina está disponível na rede pública de saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Programa Saúde da Família (PSFs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), no horário comercial. As pessoas que forem viajar para lugares em que há suspeita de foco de febre amarela devem tomar a vacina com 15 a 20 dias de antecedência da data da viagem.

Vacina 100% eficaz

A vacina é considerada 100% eficaz e é a única forma de combater a doença que, desde 1998, não é registrada em Uberlândia, que tem 105% de cobertura em todo o Município. Mesmo com o índice zero da doença, o prefeito Odelmo Leão determinou a operação especial e solicitou reforço do estoque da vacina. “Uberlândia não tem notificação alguma de caso suspeito de febre amarela, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, responsável pela notificação específica para cada agravo. No entanto, trabalhamos para mantermos o índice zero da doença”, ressaltou.

Os sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, diarréia e dores fortes no corpo. A pele e os olhos ficam amarelos. A pessoa apresenta hemorragias. A forma mais grave da doença pode matar.

10/01/2008
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Comunicação
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239- 2684 / 2441 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.