segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Uberaba não tem nenhum caso de dengue

Apesar do período chuvoso, não foi registrado nos últimos meses nenhum caso de dengue na cidade

Ações para combater o Aedes aegypti não faltaram desde que o secretário de Saúde João Franco assumiu a pasta. Armadilhas para medir os níveis de infestação do mosquito, monitoramento de locais que apresentem risco com aplicação de larvicida, montagem do ecoponto para onde são levados pneus para serem direcionados à Anip (Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos), coleta de lixo através do Mutirão da Conservação, além de campanhas de conscientização da comunidade e atividades educativas para crianças e jovens da rede pública e particular de ensino. “Não fazemos nada sozinhos. Precisamos de todos e por isto o sucesso”, acredita João Franco.

Ele lembra do sucesso que está fazendo o trabalho, que serve de exemplo para todo o Brasil. O secretário afirma que tudo o que está sendo feito está chamando a atenção de outros municípios e estados, que buscam orientações junto à Secretaria de Saúde. “Para se ter uma idéia, o pesquisador da Fiocruz, Genilton José Vieira, esteve em Uberaba para um debate sobre o tema “Educação contra a Dengue – desafios e possibilidades”, e ficou encantado com o que fizemos. Na ocasião ele destacou que, no Brasil, desconhecia um trabalho como o daqui, tendo visto trabalho igual somente em Cuba. Isto nos orgulha muito”, observa.

João Franco alega que não há outra maneira de vencer o mosquito da dengue, a não ser unindo forças como está sendo feito em Uberaba. “Por isto, estamos em situação muito confortável. Estamos no período de chuva e não temos nenhum caso confirmado da doença”, diz.

Febre amarela – Na opinião do secretário de Saúde, isto deixa a situação do município confortável também em relação à febre amarela. “O mesmo transmissor da dengue, é o da febre amarela. Ele estando sob controle, temos uma situação de tranqüilidade”, pontua.

Ele faz mais uma vez uma observação quanto ao alarde feito com a incidência da doença no país. “Não precisa correria. Temos uma situação boa. De controle. Não há porque correr nos postos. Todos podem se vacinar, mas sem enfrentar grandes filas. Quem for viajar, deve se vacinar dez dias antes, pois a imunização só se concretiza neste prazo”, alerta.

Prefeitura Municipal de Uberaba
Thereza Cristina – Pituca
Departamento de Comunicação (28-01-2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.