sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cantora e compositora paulistana Nicole Borger cumpre minitemporada de shows em Fortaleza


FORTALEZA, 09.02.2008 – Com entrada franca, a cantora e compositora paulistana Nicole Borger apresentará o show “Cantando Marias”, dentro do programa Cultura Musical, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima quarta-feira, 13, às 12h e 18h30.

Antes, na terça-feira, 12, a artista se apresentará no Café Pagliuca (rua Barbosa de Freitas, 1035 – Aldeota – fone: (85) 3224.1903 – couvert: R$ 10,00), também em dois momentos. Às 22h, sobe ao palco ao lado do pianista Edson Távora Filho e o saxofonista Bob Mesquita, trazendo o show “Cantando Marias”, no mesmo formato do espetáculo no CCBNB-Fortaleza.

E às 23h, acompanhada pela banda Mr. Jazz (Mimi Rocha – guitarra, Ricardo Pontes – bateria, Nélio Costa – baixo e Bob Mesquita – saxofone), Nicole interpretará clássicos da MPB e do Jazz.
Nicole Borger foi a única cantora selecionada para participar da nona edição do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. Seu show no festival da cidade serrana cearense aconteceu no último domingo de carnaval, dia 3.

Cantando MARIAS
Estatísticas recentes têm evidenciado que, no Brasil, mais de 70% dos lares são providos por mulheres. A dupla ou mesmo tripla jornada de trabalho, a remuneração diferenciada em função do gênero, a baixa capacidade de acúmulo de patrimônio e a violência doméstica são fatos mundialmente irrefutáveis ainda neste início do século XXI.

Irrefutáveis, porém não irreversíveis. E a sensibilização para estes temas pode vir até em forma de música. É o que tem levado a cantora e compositora Nicole Borger, ao longo de sua carreira musical multifacetada, a pesquisar, pontuar e render homenagens a mulheres.

MARIA é o nome feminino mais comum no Brasil. Ele retrata a mulher brasileira. Todos os poetas lhe escreveram versos e compositores de todos os tempos lhe compuseram canções.

Traçar o perfil da mulher brasileira foi a proposta de Nicole ao gravar em CD e apresentar, em shows de lançamento deste CD intitulado “Cantando MARIAS”, os resultados da pesquisa realizada em extenso repertório da música popular brasileira, através da qual coletou e selecionou canções que falam sobre ou que descrevem a Maria, essa brava e corajosa mulher brasileira, num tributo feminino e sensível às nossas mulheres.

Para seu primeiro CD autoral solo, “AMAR – Um encontro com Florbela Espanca”, Nicole musicou e apresentou 15 canções compostas por ela para os poemas de Florbela Espanca, celebrada poetisa portuguesa do início do século XX.

Posteriormente, Nicole produziu e apresentou o espetáculo “CANÇÕES QUE ELLA CANTAVA”, no qual selecionou e interpretou algumas das canções que integraram o fantástico repertório da Primeira Dama do Jazz, Ella Fitzgerald. Depois foi a vez de Naomi Shemer receber a homenagem de Nicole em espetáculo produzido como tributo à obra da compositora israelense, falecida em junho de 2004.

Durante esses trabalhos, uma questão sempre vinha à mente de Nicole: como retratar a mulher brasileira, essa mulher tão múltipla, tão valente e corajosa? E é a partir dessa questão que Nicole pesquisa e coleta mais de 60 canções de épocas diversas, e de diferentes compositores, e seleciona o material a ser interpretado por ela no espetáculo musical “Cantando MARIAS”.
O CD foi lançado em São Paulo em abril de 2007 e tem sido extremamente bem recebido pelo público. Recentemente, em agosto último, Nicole realizou espetáculos de lançamento do mesmo nos EUA, com igual receptividade do público local.

Tanto o espetáculo quanto o CD têm direção musical e arranjos de Ítalo Perón e Amador Longhini, e as canções apresentam uma proposta de sonoridade pop suave com riquezas timbrísticas e instrumentais que certamente agradarão ao público apreciador da boa música popular brasileira.

O repertório do CD e do espetáculo inclui, entre outras, as seguintes canções:

1. Lata d´Água - Jota Junior e Luis Antonio
2. Maria Ninguém – Carlos Lyra
3. Maria, Maria – Milton Nascimento e Fernando Brant
4. Maria Vai com as Outras – Toquinho e Vinícius de Moraes
5. Maria, Carnaval e Cinzas – Carlos Paraná
6. Maria de Verdade – Carlinhos Brown
7. Juca – Chico Buarque de Holanda
8. Maria das Quimeras – Nicole Borger e Florbela Espanca (domínio público)
9. Pout-pourri Ary Barroso – Ary Barroso
10. Maria da Canção – Jorge Portugal e Roberto Mendes
11. Olha Maria – Chico Buarque de Holanda, Tom Jobim e Vinícius de Moraes
12. Maria Moita – Vinícius de Moraes e Carlos Lyra
13. Maria Fumaça – Noel Rosa
14. Maria – Nicole Borger
15. Maria Boa – Assis Valente

Trajetória artística
Nicole Borger é nascida em São Paulo, Capital, e tem ascendência norte-americana e européia. Essa mistura cultural, aliada a uma vivência internacional, criou possibilidades de transitar livremente por vários estilos musicais, que poderemos apreciar neste novo CD e show diferenciado e de qualidade.

Ela foi aluna de grandes professores de canto nos Estados Unidos e no Brasil, como Judy Dubowsky, em Miami, Flórida, e Regina Machado e Caio Ferraz, em São Paulo, e hoje é granduanda de Composição Popular, na Faculdade de Música Santa Marcelina.

Nicole tem sido aplaudida pela crítica, que vem elogiando a afinação de sua voz de contralto, o bom gosto e a emoção de sua interpretação. Tem se apresentado regularmente nos melhores teatros e centros do circuito cultural musical de São Paulo.

Em junho de 2000, esteve em Lisboa e cantou nos bares The Hot Club e Speakeasy. Em 2001 lançou seu primeiro CD autoral “AMAR – Um encontro com Florbela Espanca” e realizou shows de lançamento e divulgação
deste trabalho.

Em agosto de 2002, Nicole apresentou-se no The Applebarrel, em New Orleans, EUA e foi entrevistada pela WWOZ, uma das dez maiores estações de rádio dos Estados Unidos. Depois excursionou pelo Nordeste, apresentando-se em espaços culturais de Fortaleza, Natal e outras cidades.

Em 2003, estreou os espetáculos “SHORASHIM”, acompanhada pelo Grupo Mawaca,
para inauguração do Centro da Cultura Judaica, “SAUDADES” para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, e “SENTIMENTAL JAZZ” no Teatro da Cultura Inglesa.

Alem disso, participou do WOMEX- World Music Exihibit em Sevilha, Espanha. Em março de 2004, estreou o espetáculo "Canções que Ella cantava", no Theatro São Pedro, fez apresentações nos EUA, em New York, Boston, Miami e Cidade do México, e em setembro estreou o espetáculo "Tributo a Naomi Shemer", no Centro da Cultura Judaica de São Paulo e no Teatro Folha
, fez e apresentações posteriores em outros centros culturais de São Paulo e no Paraná.

Em 2005, lançou seu segundo CD – “SINGRAR – Sailing Songs”
em São Paulo, no Nordeste do Brasil e no Exterior, realizando turnê com nove apresentações em diversas cidades norte-americanas.

Em 2006, Nicole produziu a banda de Jazz só de mulheres, chamada JAZZESPERADAS, realizando doze apresentações em diversos espaços culturais. Em setembro do mesmo ano, produziu o espetáculo MISA CRIOLLA – CONCERTO DA PAZ, apresentado no Parque do Ibirapuera, no Projeto Coexistence, promovido pelo Centro da Cultura Judaica. Além disso, apresentou Regina Coeli de Mozart, como contralto solista, acompanhada do Coral e Orquestra da Sociedade Pró Musica Sacra de São Paulo.

Em 2007 tem se dedicado ao lançamento de seu terceiro CD – Cantando MARIAS. Recentemente retornou de turnê aos Estados Unidos, onde se apresentou em
Nova Iorque e Miami, com bastante sucesso.

Paralelamente à sua atividade musical, Nicole é formada em Direito pela PUC/SP e milita, há mais de 20 anos , na área de consultoria fiscal, onde é reconhecida como uma das mais conceituadas advogadas tributaristas do País.


Nicole Borger – (11) 9187.7300 / 9236.1815 –
nicole@nicoleborger.com.br
www.nicoleborger.com.br

Luciano Sá
assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste
(85) 3464.3196 / 8736.9232
lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.