O tema proposto também chamado de ciclo hidrológico, é processo de renovação de todas as águas se dá unicamente através dele. Mas, podemos questionar por que renovar? Onde há vida, tem movimento, e com as águas não ocorre diferente.
O processo ou ciclo se inicia e finda nos oceanos. Iniciando com a evaporação da água do mar para a atmosfera em seguida através do processo chamado de precipitação retorna para a terra, que por sua vez segue pelos mais diversos cursos em direção aos oceanos, completando assim, o ciclo das águas.
Todo o ciclo depende totalmente da energia solar promovendo a evaporação além das águas dos oceanos. Ocorre em menor quantidade também nas águas rios, lagos e por incrível que pareça o “estoque” temporário retido no solo volta à atmosfera através da transpiração das plantas.
O processo seguinte à evaporação que ocasionam as formações de nuvens dá inicio à precipitação podendo ocorrer de várias formas: chuvas, neve ou granizo que por conseqüência natural atingindo o solo, logo, inicia-se o processo de retorno aos oceanos. Que seguirá dividida ou repartida por escoamento via superfície, através dos rios e outros cursos alcançando o mar.
A cota que infiltra no solo que tecnicamente é chamada de subterrânea, alcançando a zona saturada localizada abaixo do lençol freático, a movimentação neste estágio se dá pelos aqüíferos, através das descargas dos mesmos alcançam os leitos de rios, ou, em raras exceções lançam suas águas diretamente no mar.
A manutenção do ciclo hidrológico é simplesmente a manutenção da vida na terra. Com ações técnicas e legais utilizando se preciso de instrumento de coerção pelos órgãos competentes em especial o Ministério Público. Objetivando à preservação das matas ciliares e as chamadas APP – Área de Preservação Permanente.
Infelizmente o século XX será lembrado como o século da explosão demográfica e de degradação ambiental. Vale salientar a importância de compreendermos o tema por se tratar de manutenção da vida na terra. Por fim, alguns dados assustadores: no início do referido século éramos aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas e em pouco menos de 100 anos alcançamos 6 bilhões de habitantes, que dependem totalmente da água.
Como sempre sugerimos: “AJAM PREVENTIVAMENTE”.
HAMILTON MAGALHÃES
ADVOGADOS ASSOCIADOS
INFORMATIVO SEMANAL
Av. Afonso Pena, 2.590 – Bairro Brasil – Uberlândia – MG – 38400-708
www.direitoambiental.adv.br
e-mail -hamilton@direitoambiental.adv.br
Tele/fax: (0 34) 3212-0063
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.