sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

II Festival BNB das Artes Cênicas reunirá 249 eventos e apresentará 85 espetáculos em 12 mostras


FORTALEZA, 22.02.2008 - O Banco do Nordeste do Brasil realiza o II Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 1º a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março).

Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 249 eventos, durante 30 dias. O II Festival BNB das Artes Cênicas abraça um diversificado elenco de atividades voltadas ao exercício teatral, a saber: um debate com Lourdes Ramalho, dramaturga potiguar radicada na Paraíba e grande nome do teatro brasileiro, uma das expressões mais significativas da nossa dramaturgia contemporânea de autoria feminina; e a realização de doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo um total de 85 espetáculos.

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral. Novidade na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de Porto Alegre e Arapiraca (AL).

Também foram inseridas no roteiro do Festival, a partir deste ano, as Mostras de Contos (com quatro espetáculos), de Dança (com três), Paraíba (dois) e Alto Sertão (três). Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o internacionalmente reconhecido contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP), apresentará contos que têm a mulher como personagem central.

Por sua vez, já incluídas na primeira edição em 2007, prosseguem na programação do Festival as Mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato - esta última destacando novos talentos, porém já com notável traquejo de linguagem e encenação teatral.

Neste ano, a Mostra Nordeste envolve 15 peças teatrais de cinco estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia). A Mostra Teatro de Rua abrange 16 grupos cearenses, potiguares e paraibanos, que se apresentam em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de nove cidades do Ceará e três municípios da Paraíba. E a Mostra de Esquetes traz 21 encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do II Festival abrangerá ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte e seis oficinas de formação artística; exibição de curtas-metragens e filmes, com a série "Teatro na Tela"; atividades destacando a intertextualidade do teatro com outras artes, como a fotografia, a literatura, a música e a cultura popular; e passeios temáticos em ônibus urbanos, trenzinho e a pé, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.


Programação completa do II Festival BNB das Artes Cênicas (clique aqui).

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
(85) 3464.3196 / 8736.9232
lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.