quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Poluidores: tirem um dia de férias

Bem começado é meio caminho andado. (Provérbio Grego).

Desafiamos os empresários que tirem férias de um dia, mesmo que permaneçam em suas empresas – promova uma onda de desafio: se você estivesse em meu lugar o que você faria? Experimente e verá o quanto de economia direta e indireta que sua empresa irá vivenciar e colaborar com a melhoria do meio ambiente.
Dê férias às idéias que não comungam com o pensamento mundial em relação ao meio ambiente e verá uma revolução em sua empresa, casa, vida. Como a frase celebre do Professor Gretz : “ Se você mudar, o mundo muda com você! ”
Participei recentemente de uma reunião importantíssima em uma conversa informal com um dos participantes, seu filho lhe informou que o estresse provoca esquecimento. Segundo artigo que lera trouxe-lhe a seguinte informação: que os adultos estressados não conseguem ter lembranças de seu dia-a-dia, pelo simples fato de estarem sob forte estresse, tudo vira rotina não observam as coisas, locais como deveriam. Por que se condiciona que no trajeto de casa até o trabalho já conheço tudo, não percebe que o mundo está em movimento a sua volta.
Ao contrário, as lembranças da infância sempre vêem a tona porque tudo era descoberta ou conquista. Por este motivo sempre estão em nossas lembranças.
Podemos por analogia trazer para o tema, é inegável que quando estamos viajando ou passando em outras empresas, escritórios, notamos qual a degradação ao meio ambiente, pergunte a sua equipe o que eles estão vendo e notando e qual sugestão.
Em matéria do Jornal O Estado de São Paulo de 27/12/2007 traz dados alarmantes sobre a frota de veículos da cidade de São Paulo, pasmem no ano de 2007 foram vendidos, na referida cidade um total de 327.900 veículos com uma frota de 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil) veículos somada a frota de caminhões que bate na casa dos 210 mil.

Nós poluidores natos, devemos tirar um dia de férias. Buscando na memória não muito distante que tínhamos o trabalho de carregar cascos de refrigerante, hoje temos o que na maioria das vezes não se trata de descartável e abandonável, causando danos irreparáveis às cidades e seu moradores, causando entupimento de bueiros e até túneis.

A rotina como já apresentamos é fruto do estresse, podemos sugerir a criatividade como diferencial, implementarmos movimentação em nossas vidas e em especial ao meio ambiente. Nuno Cobra (preparador físico e escritor) Afirma: “O ser humano é o único ser que se desenvolve somente com o movimento”.

Recentemente em uma de nossas leituras me deparei com um fato muito curioso, o fio dental esta se tornando um vilão (vale lembrar que não estamos falando do biquíni fio dental), uma vez que é fabricado com material muito resistente e com o uso cada vez mais propagado seu acúmulo nas redes de esgoto esta provocando entupimento. O fato ocorre quando jogamos nas vias públicas ou diretamente nos ralos de pias ou chuveiro.

Nossa vida é feita de escolhas, não podemos continuar poluindo e querendo uma vida sem problemas ambientais. Recentemente fomos convidados para um happy hour em um restaurante/ bar localizado na Av. Rondon Pacheco em Uberlândia-MG. Trata-se de uma avenida larga de transito rápido. Porém uma das pessoas nos disse que não iria que o local de uns meses para cá está inundando levando carros, motos e pessoas, o que antes não ocorria. Mudamos de local por fatores climáticos e medo de inundações.

Logo, não podemos criar peixinho em casa e ao mesmo tempo criar um gato.

Senhores como já dizia o Cacique de Seattle “o homem não é a teia, ele faz parte da teia”. Defendemos que se encaixamos em alguma situação narrada ou próxima disso, devemos ter que declarar férias de um dia a nós poluidores.


Como sempre sugerimos: “AJAM PREVENTIVAMENTE”.

HAMILTON MAGALHÃES - Advogados Associados
Informativo Semanal de 20/02/2008
Av. Afonso Pena, 2.590 – Bairro Brasil – Uberlândia – MG – 38400-708
Tele/fax: (0 34) 3212-0063

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.