terça-feira, 11 de março de 2008

Jovem universitária vence primeira bateria de gincana cultural na Internet

Henilton Menezes, Richelly Barbosa, sua mãe, Francismeiry Gomes e Carmen Paula

Teia do saber: bateria sobre carnaval brasileiro contou com 1.108 participantes no programa Cultura na Rede


FORTALEZA, 11.03.2008 - A jovem universitária Richelly Barbosa de Medeiros, 21 anos, cearense de Fortaleza, moradora do bairro Bonsucesso, venceu a primeira bateria do programa Cultura na Rede - uma gincana cultural na Internet, promovida pelo Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).


Com 1.108 participantes respondendo sobre o tema "Cultura Popular - Carnaval", a primeira bateria contou com um total de 155 perguntas, no período de 21 de janeiro a 10 de fevereiro deste ano.Boa aluna do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Richelly afirma gostar muito de ler.


Sobre sua vitoriosa participação no jogo cognitivo virtual, ela revela: "estava com um tempinho livre, porque a universidade estava em greve, então eu sempre ficava no computador dando uma olhadinha; foi muito bom aprimorar o conhecimento sobre a história do carnaval e da arte brasileira".


E aproveita para parabenizar o BNB: "a iniciativa é muito boa; que as próximas baterias permaneçam nesse alto nível". Richelly inclusive criou uma comunidade no Orkut, denominada "Programa Cultura na Rede", onde os participantes "podem se conhecer, trocar idéias sobre os temas das baterias, as perguntas e muito mais".


Prêmios


Como prêmio pela primeira colocação no certame internético, a jovem ganhou um Mp4 player (tocador e armazenador de arquivos multimídias), que lhe foi entregue pelo gerente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes.


Para vencer a gincana, Richelly Barbosa acertou 86% dos pontos colocados em jogo. Em segundo lugar ficou Rodrigo Weyll, de Lauro de Freitas (BA), e em terceiro, Ivana Sardinha, de Bento Gonçalves (RS), ambos com 22 anos.


Outro participante gaúcho, Iuri Guilherme, residente em Veranópolis (RS), declarou via e-mail que "o maior prêmio foi o conhecimento adquirido; vou divulgar o programa e continuar participando". Também receberam prêmios, remetidos pelo correio postal, os classificados até 20º lugar e outros que responderam a uma pesquisa de opinião sobre a gincana.


Estatísticas


Dos 1.108 participantes, 910 (82,2%) tinham entre 18 e 40 anos de idade, sendo 516 (46,2%) entre 18 e 25 anos, e 394 (36,0%) entre 26 e 40 anos. 137 (12%) dos inscritos tinham mais de 40 anos.


Participaram brasileiros residentes em 26 dos 27 estados, oriundos das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) - com destaque para o Nordeste, com 601 (54%) inscritos, Sudeste, com 336 (30%), e Sul, com 109 (10%).


Os dez estados com maior número de participantes foram: Ceará (294), São Paulo (196), Pernambuco (77), Bahia (70), Minas Gerais (64), Rio de Janeiro (63), Paraíba (54), Paraná (46), Rio Grande do Sul (34) e Santa Catarina (29).


Iniciada no último dia 18, a segunda bateria versa sobre o teatro brasileiro e sua inserção no contexto internacional. Já conta com 2.062 participantes (86,10% a mais que a primeira), prosseguindo até 30 de março.


Neste ano, os temas das baterias seguintes serão: música, sites culturais, festas juninas, cinema, artes visuais, literatura (Machado de Assis), 50 anos de Bossa Nova, consciência negra e The Beatles.


Luciano Sá

assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste
lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.