segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dieta saudável combina ciência e arte

Curso ensina a transformar velhas receitas em pratos saudáveis valorizando nutrientes sem alterar o produto


O Ganep Nutrição Humana, pioneiro em educação em nutrição humana e clínica, promove, em 26 de abril, o curso Gastronomia Molecular - o encontro da ciência com a arte em prol da saúde, ministrado pelas nutricionistas Andréa Esquivel, pós-graduada em marketing e especialista em gastronomia; e Maria Izabel Lamounier Vasconcelos, coordenadora de Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica do GANEP, mestre em Nutrição Experimental pela USP e especialista em Nutrição Clínica, Parenteral e Enteral pela SBNPE, apresentarão as principais técnicas e conceitos de gastronomia sob a ótica da ciência.

“A ciência comprova que a técnica de preparo é fator relevante para disponibilizar os nutrientes sem alterar o produto, ou seja, preservar a característica final do prato e ao mesmo tempo ter um alimento nutricionalmente saudável”, explica Andréa.

Será uma aula expositiva que permitirá degustação durante o Coffe Break especialmente preparado com o uso das técnicas nutricionais. O curso abordará os conceitos e os aspectos da história da gastronomia, gastronomia molecular e da alimentação; conceitos de técnicas dietéticas, técnicas para compreender processos químicos e físicos dos alimentos na culinária e a composição nutricional e fitoquímica de alimentos importantes para a saúde. Logo depois, Maria Izabel estimulará a platéia para um debate em torno do tema.
Com transmissão ao vivo, a aula poderá ser assistida em Belo Horizonte, Curitiba e Cuiabá. Essa iniciativa tem como objetivo atender a demanda de interessados e viabilizar as informações e a divulgação desse tema.
O curso é voltado a nutricionistas, médicos, profissionais e estudantes da área da saúde em geral e também do setor alimentício, chefs de cozinha e todos os interessados em gastronomia.
DICAS

Segundo a especialista, é importante estar ciente das substâncias presentes nos alimentos e de sua disponibilidade. O licopeno, por exemplo, é uma substância presente nos tomates que ajuda prevenir alguns tipos de câncer, com o de mama ou o de próstata. Isso faz com que muitas pessoas comam uma generosa quantidade de tomates para estar livres dessa patologia. Mas o licopeno é pouco disponível no tomate in natura por estar porque ligado a moléculas de água que dificultam sua absorção pelo nosso organismo.

"A maneira de tirar proveito dos benefícios do licopeno é na forma de molho que, ao quebrar as moléculas de água presentes no tomate, libera a substância e a torna muito mais concentrada e disponível. Acompanhado de O azeite é uma ótima escolha tanto para o paladar quanto para os benefícios à saúde, pois facilita o transporte do licopeno para a célula”.

Outra dica é evitar que o leite ferva e transborde, pois é desse modo que as proteínas e gorduras (ricas em vitamina A e B) são perdidas. Outro equívoco é coar o leite. Com esse procedimento estamos jogando fora mais uma quantidade de proteína, a nata. É desse modo que se observa como a técnica de preparo influencia na qualidade nutricional.


Informações e inscrições em (11) 3284-6318.

Gastronomia Molecular - o encontro da ciência com a arte em prol da saúde
Data: Sábado, 26 de abril de 2008
Horário: Das 9h às 17h
Local: Escola Paulista de Direito - Salão Nobre
Endereço: avenida da Liberdade, 956 – Liberdade - São Paulo - SP
Informações e inscrições: (11) 3284-6318

Acontece Comunicação e Notícias
Monica Kulcsar ou Adriana Carvalho
(11) 34731784 / 3873-6083
acontececom2@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.