segunda-feira, 21 de abril de 2008

Prêmio ODM abrange de Aids a mata ciliar

Concurso de iniciativas em prol dos Objetivos do Milênio escolhe 20 projetos em áreas como saúde, mercado de trabalho e meio ambiente




Brasília, 18/04/2008
da PrimaPagina

Um programa de recuperação de mata ciliar, um para formar profissionais de educação, uma ação para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e um projeto de incentivo ao parto humanizado estão entre os 20 vencedores do Prêmio ODM Brasil 2007, uma iniciativa do governo federal que destacou ações de prefeituras e organizações sociais brasileiras que ajudam o país a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O grupo dos vencedores conta com projetos de 11 Estados. Eles foram divididos em duas categorias: oito dos projetos premiados foram desenvolvidos por prefeituras e 12 por associações da sociedade civil (organizações não-governamentais e institutos de responsabilidade social ligados a empresas). Os selecionados vão receber um certificado, uma estatueta e o reconhecimento público da importância do projeto.

O prêmio recebeu inscrições de 1.062 iniciativas, que foram analisadas por um júri composto por 13 especialistas da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), responsáveis pela coordenação técnica do prêmio. Eles analisaram quesitos como caráter inovador, perspectiva de continuidade, articulação de parcerias, participação da comunidade e qualidade dos serviços.

Os projetos escolhidos na categoria organizações incluem um programa de recuperação de mata ciliar no Paraná, uma iniciativa em prol da inclusão profissional de pessoas com deficiência em São Paulo e uma ação para formar profissionais de educação no Amazonas. Além disso, foram premiados projetos de Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Ceará, Roraima e Rio de Janeiro.

Entre os governos municipais foram selecionadas ações de incentivo ao parto humanizado da prefeitura de Itaiçaba, no Ceará; um projeto de prevenção a Aids da prefeitura de Belo Horizonte e um centro de combate á violência doméstica contra mulher de Diadema, em São Paulo. Também foram premiadas ações da prefeitura de Sobral (Ceará), Ananindeua (Pará), Curitiba, Taboão da Serra e São Vicente (São Paulo).

O resultado foi divulgado na terça-feira, em evento que contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, do presidente do IPEA, Marcio Pochmann, e da presidente da ENAP, Helena Kerr.

Essa é a segunda edição do concurso, que acontece a cada dois anos. Na primeira, realizada em 2005, 920 projetos foram inscritos e 27 premiados. O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e tem o apoio do PNUD e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Leia também
Prêmio ODM inspira concurso internacional
Lula defende parcerias em prol dos ODM

Destaques no site do PNUD esta semana:

Administração Pública
Porto Alegre - 17/04/2008
Ministérios, o PNUD, empresas de informática e uma universidade assinam acordo para incentivar programas que atendam aos interesses da sociedade.
Administração Pública
Brasília - 16/04/2008
Ferramenta do Ministério das Cidades traz desde resultado de eleições até dados administrativos, econômicos, sociais e financeiros de cidades e unidades da Federação.
Raça
Recife - 15/04/2008
Recife dá curso contra racismo para 705 servidores públicos
Prefeitura do município ofereceu capacitação e oficinas a funcionários das áreas de administração, educação, saúde e cultura para combaterem discriminação.
Administração Pública
Brasília - 14/04/2008
Técnicos fazem curso de avaliação de políticas sociais
Capacitação dada pelo Centro Internacional de Pobreza a funcionários do TCU, do IPEA e de ministérios aborda programas de transferência de renda.
Fonte: PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.