sexta-feira, 9 de maio de 2008

Os mitos que impedem as empresas de inovar

O consultor norte-americano Jay Paap abordará este assunto na palestra magna da VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.
As corporações ao redor do mundo reconhecem hoje que, se não competirem globalmente, não sobreviverão. Entendem também que inovação é a chave do sucesso no mercado global. Apesar disso, muitas empresas têm dificuldade de serem inovadoras.
“É comum empresários acharem que a inovação é algo que exige um enorme investimento e que só as companhias de alta tecnologia podem fazê-la, o que não é verdade”, diz Jay Paap, consultor em inovação e PhD pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
Paap abordará este assunto na palestra magna da VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que ocorrerá de 19 a 21 de maio em Belo Horizonte (MG). Segundo ele, que reside nos EUA e é consultor de grandes companhias transnacionais como IBM, 3M, Monsanto, Motorola e DuPont, há vários mitos que desestimulam as empresas a inovar, a começar pelo próprio desconhecimento do conceito de inovação.
“Inovação não é invenção ou descoberta”, diz Paap. “É a junção de uma necessidade do consumidor com a tecnologia certa”, acrescenta. O segredo, afirma ele, é antecipar uma necessidade futura, ou seja, perceber e entender o que o consumidor precisa antes que ele peça isso. E, claro, ser também a primeira empresa a atender essa necessidade do mercado.
Em sua palestra, denominada “Possibilidades e desafios da inovação na economia global”, Jay Paap também mostrará como controlar os riscos de um projeto inovador, de modo a garantir que o produto ou serviço seja desenvolvido no prazo fixado, dentro do orçamento, conforme as especificações e sem que isso prejudique a rotina da empresa.
Além de ministrar a palestra magna, Jay Paap também mostrará na VIII Conferência Anpei as vantagens do sistema de inovação aberta. No workshop “Open Innovation”, ele vai detalhar as características da inovação aberta e explicar porque ela vem sendo adotada pelas empresas. Vai, também, indicar onde e como procurar fontes externas para o processo de inovação e demonstrar como criar parcerias empresariais.
Sobre a Conferência:
Com o tema central “Estruturando e gerindo a inovação tecnológica nas empresas”, a Conferência é promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Trata-se do mais tradicional e representativo evento do setor no País. Além de discussões sobre o sistema nacional de inovação, também serão apresentados casos de inovação de 26 empresas, brasileiras estrangeiras.
Mais informações e inscrições: www.anpei.org.br/viiiconferencia.
Acadêmica Agência de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Anpei
Érika Coradin – Ângela Trabbold
academica@academica.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.