quarta-feira, 7 de maio de 2008

Relatora Especial da ONU para Direito à Moradia é brasileira

A arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik é a nova Relatora Especial da ONU para Direito à Moradia. Ela substitui o indiano Miloon Kothari. A decisão foi tomada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e ratificada pelo seu Presidente, Doru Costea, e o Secretario Geral da ONU, Ban Ki Moon.

A missão da brasileira será visitar países e apresentar ao Secretário Geral das Nações Unidas avaliações sobre estes países. Para a ONU, a moradia é um direito universal que os Estados devem garantir à população. A relatora terá a missão de monitorar este direito.


Em 2004, Miloon Kothari visitou América Latina e criticou o governo do Brasil e sua política de moradia. No seu informe, Kothari indicou a existência de 6,5 milhões de pessoas morando em favelas, dos quais 40% estão na região Nordeste. Entre 2003 e 2006, Raquel Rolnik foi Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, estimulou a implementação do Estatuto da Cidade e os Planos Diretores Participativos em municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.

Antes de participar do governo federal, Rolnik foi chefe do Departamento de Planejamento Urbano da cidade de São Paulo. Rolnik já prestou serviços na Argentina, Colômbia, Equador, Kosovo, México e Uruguai e para organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fonte: UN-Habitat Informa - 30/04/2008 - Edição 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.