Para o Presidente eleito da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária (AIDIS por suas siglas em espanhol), Carlos Alberto Rosito, o Brasil pode alcançar parte da Meta 10 do Objetivo 7 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.“É bastante provável que venhamos a alcançar em água, e muito difícil que atinjamos o alvo no que respeita aos esgotos sanitários”.
Rosito informou que o Ministério das Cidades está desenvolvendo um estudo para melhor conhecer as deficiências de acesso aos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos atuais no país. “O estudo inclui uma avaliação das possibilidades de virmos a atingir a Meta 10 do Objetivo 7”, completou.
O futuro presidente da AIDIS
No que diz respeito à cobertura de água, partindo de uma população com cobertura em 1970 de 99 milhões, ou aproximadamente 70%, a meta 2015 seria atingir uma população de 172 milhões, ou seja, em torno de 85%. Pela PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2004, já estávamos pouco acima de 84% com 154 milhões de habitantes cobertos pelo serviço no ano de 2004. No que respeita à cobertura da coleta de esgotos, partimos em 1990 de uma cobertura a 56 milhões de habitantes que representavam 39% da população, e a meta 2015 é de estender a cobertura a 140 milhões de habitantes, representando 70% da população.
Pela PNAD 2004, estávamos com apenas 87 milhões de habitantes, ou 48% da população cobertos pela coleta de esgotos.
Não tenho dados tão atualizados quanto à América Latina, mas creio que, na média não devem diferir muito do nosso caso brasileiro. O maior desafio atual é o setor de esgotamento sanitário.
Fonte: UN-Habitat Informa - 30/04/2008 - Edição 01

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.