sábado, 10 de maio de 2008

Vídeos, fotos e instalações na mostra de Marcos Chaves no Oi Futuro

"É da sua natureza"
Individual de MARCOS CHAVES
Curadoria: Alberto Saraiva
OI FUTURO RJ
Em cartaz: 11 de maio a 29 de junho de 2008
terça a domingo, de 11h às 20hs
Grátis

A mostra "É da sua natureza" começa fora da galeria, com "Risos contidos", um contêiner lacrado [6 x 2,4 x 2,4m], instalado na saída da estação de metrô Largo do Machado, a praça mais próxima do OI FUTURO. Do contêiner sai o som de risadas contínuas, gravadas em situações diversas.
A exposição foca no binômio espaço urbano e natureza. Marcos Chaves elegeu como carro-chefe da exposição um grande painel de 5 x 1.80 composto por segmentos de 100 x 70cm, de fotografias de uma planta que se entrelaça a uma grade, sempre com a mesma paisagem, o Pão de Açúcar, ao fundo. Entrando na galeria, o visitante tem a visão de uma grande árvore. Ao se aproximar, ele vê a grade, signo da violência. Neste caso, a natureza ameniza a cidade e a planta acaba com a dureza do metal.
Outro segmento da exposição é "Álbum", um conjunto de 24 fotos independentes e, ao mesmo tempo, interligadas. Todas dizem respeito à adaptaçãoinvasão da natureza no mundo urbano. Um caroço de manga encaixado entre paralelepípedos, a raiz do oiti que surge entre o calçamento de pedras portuguesas, as marcas das patas do cachorro sobre o cimento que foram recobertas pelo musgo.
"Os nós" é outra obra formada por imagens de cipós, todos fotografados na Floresta da Tijuca, nas Paineiras.
Uma série de vídeos entremeia os conjuntos de fotos. Humor e ironia estão lado a lado em vários deles:
1. "Porrelise" - um bonecocaixa de música no chão se contorce, como se tentasse se levantar, ao som de "Pour Elise", de Beethoven;
2. "Talking Radio" - um rádio AM, semelhante a uma TV antiga, tem uma boca aplicada na sua frente, que se movimenta de acordo com o som que sai do aparelho: texto e música;
3. "Díptico" - mostra uma abelha que foge da câmera e uma câmera que foge da rota do avião que passa pelo ateliê do artista;
4. "A árvore que caminha", filmado em uma das praças mais movimentadas do centro do Rio de Janeiro, o Campo de Santana, mostra um velho Ficus, vulgarmente denominado "A árvore que caminha", do qual pende uma enorme "franja aparada" pelas centenas de pessoas que passam por ali diariamente.
Ainda na mostra, "Meu negócio é grama", fotografia de uma instalação realizada no projeto Faxinal, no Paraná, em 2002, e "Mutação", folha natural interferida pelo artista com faixas amarelas e pretas, trabalho ícone da exposição, "que evidencia um bio-hibridismo entre natureza e urbe", define o curador Alberto Saraiva.
Cartaz e livro
O carioca Marcos Chaves, assina um cartaz, em edição limitada, com foto inédita do artista. É uma das bicas das Paineiras, em um dia de verão, às 14h. A incisão do sol sobre o círculo de água que se forma em torno dele, cria um arco-íris. O OI FUTURO editará um livro de 300 páginas, com texto do curador Alberto Saraiva, e fotografias de diversas as fases da produção de Marcos Chaves.
Marcos Chaves [Rio de Janeiro, 1961] é graduado em Arquitetura e estudou Arte no MAM-RJ e na Escola de Artes Visuais, Parque Lage, Rio de Janeiro. Expõe regularmente em individuais e coletivas desde 1988. Este ano fez mostra solo em Madri e, na última década, tem participado de coletivas no Japão, Finlândia, Suécia, Noruega, Suíça, Alemanha, Portugal, Espanha, França, País de Gales, México e Chile. Em 2002, foi artista convidado da Bienal Internacional de São Paulo. Em julho deste ano, ele participa da Manifesta7, bienal européia de arte contemporânea, em Bolzano, Itália.

OI FUTURO
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo, RJ
21 3131-3060
terça a domingo, de 11h às 20hs
Grátis
Maria Fernanda de Freitas
Oi - Comunicação Corporativa
Oi Fixo: 31-21- 3131-2517
Oi: 31-21-8727-5785
mariafernanda.freitas@oi.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.