quinta-feira, 22 de maio de 2008

VIII Conferência Anpei se encerra com a maior participação de sua história

A VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica foi encerrada nesta quarta-feira (21/05), em Belo Horizonte, com a leitura da Carta de Belo Horizonte, documento que resume as principais conclusões do evento.

Segundo o texto, a Conferência foi importante por sinalizar a mudança de cultura das empresas, as quais reconhecem a inovação tecnológica como uma das principais formas de garantir a sobrevivência dos negócios na atual conjuntura da economia do conhecimento.

Em termos de número de participantes, foi a maior conferência já realizada pela Anpei. Foram 661 inscritos, dos quais 376 empresas, 231 representantes de instituições de ciência e tecnologia e 54 do governo. Entre os estados, o que teve maior número de inscritos foi Minas Gerais com 264, seguido de São Paulo (191), Rio de Janeiro (68) e o Distrito Federal (42).

Segundo a Carta de Belo Horizonte, os participantes reconheceram também que a Anpei é uma associação única em seus objetivos, por representar as empresas inovadoras e como tal ser entidade representativa dessas empresas, sempre pronta a interagir e cooperar construtivamente com os órgãos de governo e em prol da inovação no país. “O trabalho associativo da Anpei está sendo preponderante na implementação de legislação e incentivos por parte do governo”, diz o documento.

“Cabe agora à Associação liderar o ajuste fino dessa legislação, de modo a permitir sua implementação da forma mais abrangente, visando propiciar a criação de massa crítica suficiente para provocar a adesão de um número significativo de empresas na estratégia da inovação como necessária ao crescimento do país e sobrevivência do negócio.”

A Carta também traz algumas críticas às instâncias governamentais.

“A proliferação de agências e ministérios envolvidos na implementação dessas ferramentas, como praticada no Brasil, fragmenta e fragiliza a articulação e comprometem a eficácia dos instrumentos de incentivos e fomento”, diz o texto. “As leis de incentivos são adequadas, mas o excesso de limitações e restrições e o número excessivo de órgãos reguladores tornam essas medidas tímidas, o que vem comprometendo o senso de urgência e o salto competitivo necessário ao reposicionamento do Brasil no contexto das nações.

”No encerramento do evento, a nova presidente da Anpei, Maria Ângela Barros, anunciou o local da IX Conferência, que será realizada em Porto Alegre, entre os dias 8 e 10 de junho de 2009, ano em que a Associação completa 25 anos. O tema central será A inovação sustenta sua empresa e seu planeta
Acadêmica Agência de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Anpei
Érika Coradin – Ângela Trabbold

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.