O Brasil foi um dos primeiros grandes países em desenvolvimento a responder à proposta da UNESCO de utilizar o conceito de sociedade do conhecimento como referência ao papel da disseminação global das novas tecnologias de comunicação e informação na construção do futuro. A sociedade brasileira e seu governo estão comprometidos com os objetivos da UNESCO em termos da ampliação do acesso popular à informação e da redução do hiato digital. O país também se preocupa em garantir a liberdade de expressão e em mobilizar de maneira responsável as novas tecnologias de informação e comunicação para a educação formal e permanente.
O Brasil lançou uma série de iniciativas, nos âmbitos federal, estadual e municipal, visando democratizar o acesso à infra-estrutura de informação. Entretanto, para que se possa colher os benefícios integrais da nova economia e sociedade do conhecimento, atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criar um ambiente favorável à redução da violência urbana, faz-se necessário ampliar o acesso a conteúdos de qualidade, especialmente no âmbito comunitário.
A UNESCO, por meio da defesa e da atuação neutra, pode assistir na definição de estratégias para ampliar o acesso a informação de qualidade, entre as quais constam produtos culturais e informação governamental. A UNESCO pode também atuar em defesa de estratégias eficazes para a produção de conteúdos locais de qualidade e para a preservação da informação.
É freqüente a solicitação ao Escritório da UNESCO no Brasil de orientações quanto às melhores práticas no uso das novas tecnologias de informação e comunicação na educação. A UNESCO não apresenta essas tecnologias meramente como ferramenta sofisticada para a disseminação de práticas de educação a distância, mas enfatiza também a preparação de professores para mesclar de maneira criativa as ferramentas disponíveis – antigas e novas –com atividades em sala de aula.
Como agência neutra, a UNESCO desempenha papel ímpar, no sentido de conferir credibilidade e apoiar iniciativas que busquem ampliar o acesso à informação de qualidade. A Organização conta também com influência suficiente para promover mobilização equilibrada das tecnologias de informação e comunicação na educação, tanto as novas quanto as tradicionais, tendo em vista sua experiência mundial – principalmente aquela acumulada em seus escritórios e institutos.
A Agenda da Tunísia do Fórum Mundial da Sociedade da Informação (2005) (The Tunis Agenda of the World Summit on the Information Society) conferiu à UNESCO o papel de principal facilitador na implementação de ações relacionadas ao acesso à informação e ao conhecimento; meios digitais aplicados à aprendizagem eletrônica (e-learning); meios digitais aplicados à produção científica (e-science); diversidade cultural e conteúdo local; mídia e dimensões éticas.
Por meio dessas ações, a UNESCO pretende contribuir para o processo de transformação da sociedade da informação em sociedades do conhecimento. Em particular, essas ações serão executadas no contexto do Programa Informação para Todos da UNESCO (Information for All Programme, IFAP), como matriz para a criação de sociedades justas por meio de acesso mais amplo à informação, com participação do Comitê Nacional do IFAP no Brasil.
Objetivos Estratégicos, Principais Abordagens e Linhas de Ação:
Fortalecer a mídia democrática por meio do acesso a informações diversificadas e de qualidade
Promover o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação
Apoiar políticas de informação e conhecimento para o desenvolvimento social
Fortalecer a mídia democrática por meio do acesso a informações diversificadas e de qualidade
Promover o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação
Apoiar políticas de informação e conhecimento para o desenvolvimento social
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