sábado, 29 de dezembro de 2007

Cuidado contra dengue deve aumentar na época de chuva

Com a chegada do verão e, conseqüentemente, com o maior volume de chuvas, as chances do mosquito da dengue reproduzir-se aumentam. Por isso, o cuidado contra a doença deve se iniciar dentro de casa, a partir de precauções domésticas. O alerta é da Prefeitura de Uberlândia. “A prevenção se faz com o combate ao mosquito e às suas larvas, por isso é fundamental eliminar focos de risco que podem se transformar em criadouros do transmissor, ou seja, eliminando a água parada em pratos sob vasos de plantas, em garrafas, latas ou pneus velhos jogados nos quintais e terrenos baldios”, destaca o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda.

De acordo com ele, a participação ativa de toda a sociedade é importante, porém, o engajamento deve ser permanente, e não apenas nos momentos de crise. O coordenador destacou, ainda, a importância da mídia na mobilização da sociedade. “A Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica o trabalho de conscientização, porque entende que é necessária a participação dos setores público, privado e da comunidade. É importante que a população tenha o máximo de informações”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Saúde pede, portanto, que a população mantenha as caixas d’água, poços e cisternas tampados, pois o mosquito prefere águas limpas. “Além disso, a limpeza das caixas d’água é importante”, frisa Arruda. “Todas as medidas contra a dengue são, na verdade, coletivas, pois envolvem toda a cidade. A vigilância tem que ser permanente para evitar ambientes propícios à reprodução do mosquito transmissor da doença”, finaliza.

Dengue em Minas e Uberlândia

A cidade de Uberlândia tem sido considerada um exemplo de que a dengue é um mal que pode ser combatido e até eliminado, mesmo quando os índices chegam a números tão altos em diversas regiões do País. No início de 2006, o índice de infestação em Uberlândia foi de 6,9% e chegou a preocupar os moradores e o poder executivo municipal. Atualmente, o índice é de 1,4%.

De acordo com informes publicados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até 30 de novembro de 2007, foram notificados em Minas 41.511 casos de dengue. Foram confirmados, ainda, 13 casos de febre hemorrágica, com quatro óbitos. As regiões com maior transmissão de dengue foram: Centro, Nordeste e Leste.

Os municípios de Minas estão sendo incentivados a realizar o Lira – Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti. Esse levantamento permitirá um conhecimento prévio, por parte das autoridades de saúde municipais, dos seus principais criadouros do vetor e, conseqüentemente, medidas direcionadas a estes reservatórios poderão ser executadas.

28/12/2007
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.