Estudo a ser apresentado na VIII Conferência Anpei destaca as principais inovações nos últimos dez anos
Um compressor capaz de diminuir em até 40% o consumo de energia de geladeiras e freezers; uma máquina que vende livros em estações de metrô, shopping centers e clubes; um plástico que se decompõe totalmente em até 180 dias. Essas são três das 101 inovações brasileiras que compõem um estudo realizado pela Monitor Group, empresa global de serviços de assessoria de gestão, e que será apresentado na VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.
Um compressor capaz de diminuir em até 40% o consumo de energia de geladeiras e freezers; uma máquina que vende livros em estações de metrô, shopping centers e clubes; um plástico que se decompõe totalmente em até 180 dias. Essas são três das 101 inovações brasileiras que compõem um estudo realizado pela Monitor Group, empresa global de serviços de assessoria de gestão, e que será apresentado na VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.
O evento ocorrerá em Belo Horizonte, MG, de 19 a 21 de maio; o estudo “101 Inovações Brasileiras” será relatado pelo engenheiro Gustavo Zevallos, diretor da Monitor e responsável pelo setor de inovação da empresa na América Latina. “101 Inovações Brasileiras é o resultado de um esforço para disseminar os conceitos de inovação, por meio de exemplos práticos e didáticos”, explica Zevallos. “Por ser focado na experiência nacional, consegue fazer com que os casos descritos sejam facilmente identificados pelo empresário brasileiro, além de valorizar a criatividade e o empreendedorismo existentes no País”.
A ser editado na forma de livro, o estudo reúne inovações promovidas por empresas dos mais diversos setores da economia e de diferentes tamanhos: desde pequenas como a 24x7 Cultural, com suas máquinas automáticas para venda de livros, até grandes como o Bradesco, por sua oferta de serviços adequados aos deficientes visuais.
O estudo detalha aspectos de cada uma das 101 inovações, a começar do nome da empresa responsável e de uma descrição sucinta do produto ou serviço. Há também uma explicação mais detalhada da inovação, o que inclui sua proposta de valor, a quem satisfaz, as propostas alternativas existentes, os diferenciais da inovação apresentada e porque ela é difícil de ser replicada. Contempla, também, uma análise de quais das dez dimensões de inovação são afetadas. Essas dez dimensões – ou alavancas – da inovação também serão objeto da palestra de Gustavo Zevallos na VIII Conferência da Anpei: tecnologia, processos, produtos, serviços, logística, canais, ocasião/localização, marca, modelo de negócios, redes/parcerias.
O estudo realizado pela Monitor não foi limitado por um período específico, mas sim pela diversidade, interesse e impacto das inovações. De qualquer maneira, a grande maioria das inovações retratadas ocorreu na última década. “Além de entreter e transmitir conhecimentos, o livro também poderá ser usado para iniciar processos de geração de idéias ou como base para estudos de caso e discussões em programas de treinamento em inovação ou desenvolvimento de lideranças”, observa Zevallos.
Mais informações sobre a VIII Conferência Anpei estão em http://www.anpei.org.br/
Acadêmica Agência de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Anpei
Érika Coradin – Ângela Trabbold
(11) 5549-1863 / 5081-5237
academica@academica.jor.br
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